Foto: Sebrae / Divulgação
Com objetivo de fomentar o setor gastronômico de Itamaraju, no Extremo-Sul baiano, estimular a venda de produtos e qualificar os empreendedores, o Sebrae, a Prefeitura Municipal e o SindComércio lançaram o 2º Festival Gastronômico de Itamaraju, na segunda-feira (01), para os empresários do setor, além de representantes de entidades e do poder público municipal.
Com o tema “Sabor, Arte e História – Itamaraju de corpo, alma e tempero”, o Festival acontecerá de 31 de outubro a 16 de novembro, com o desafio aos chefs de proporcionar experiências gastronômicas inesquecíveis dentro da temática que visa transformar receitas e a visita do cliente aos estabelecimentos em algo memorável, destacando também a história da cidade. Cada estabelecimento pode se inscrever em até 3 categorias: porções e petiscos, prato principal, self-service, sobremesa, pizza, lanche, drinks e a nova categoria da edição, hambúrguer.
As inscrições estão abertas e vão até o dia 5 de setembro, podendo ser realizadas presencialmente na Secretaria de Meio Ambiente e Turismo ou pelo link (clique aqui). Nesta edição, os 25 primeiros inscritos contarão com um subsídio do Sebrae e da Prefeitura de Itamaraju para acesso à consultoria Gestão Eficiente para Bares e Restaurantes. As demais empresas receberão capacitações em oficinas com especialistas, assim como participação nas ações de mercado e ativação que acontecem no decorrer da programação do festival.
Realizado no formato indoor e opcionalmente por delivery, a ação visa fortalecer os empreendedores com o estímulo à visitação da população local e de turistas aos espaços gastronômicos participantes, geração de emprego e renda, e promoção do destino. Além disso, os estabelecimentos contarão com ações atrativas como Show Gourmet, Mini chef, Receita de Família e Noite Temática.
Sobre a oportunidade de integrar e fortalecer esta edição do evento, o gerente regional do Sebrae destacou o legado de aprendizado através das consultorias para Alimentação Fora do Lar (AFL). “É uma forma de essas instituições contribuírem para o crescimento e desenvolvimento dos pequenos negócios, com orientação e qualificação, tanto para os empresários quanto aos colaboradores, desde gestão de pessoas ao marketing estratégico. O papel do Sebrae é qualificar os negócios, por isso, fechou um convênio com a prefeitura, onde serão qualificadas essas 25 empresas”, explicou o gerente. Alex ainda citou outras capacitações além da consultoria, como as oficinas de Higiene e Manipulação de Alimentos, e Atendimento para Garçons.
Além de agradecer aos parceiros e a confiança dos empresários participantes, o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Gustavo Souto, comentou sobre a expectativa para esta edição. “Eu tenho certeza que vai impactar diretamente o comércio local e a vida de quem mexe com a culinária de Itamaraju. É um sonho de muitas pessoas, não somente do comércio, mas de quem trabalha com a cultura, turismo, desenvolvimento da cidade, enfim, Itamaraju tem muito a ganhar com mais este festival, que este ano será melhor ainda”, celebrou.
Prestigiaram a cerimônia também o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, José Ferreira, o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Vinícius Borges, o secretário de governo, Rogério Novais, assim como Banco do Nordeste e imprensa local.