Publicidade Davaca novo

Eleito presidente da Câmara, Hugo Motta defende democracia e parlamento forte

Deputado recebeu 444 votos e foi eleito no 1º turno; essa é a segunda maior votação de um presidente da Câmara na história

Por Neuza em 02/02/2025 às 20:08

Eleito presidente da Câmara, Hugo Motta defende democracia e parlamento forte

Hugo Motta é o presidente da Câmara mais jovem, com 35 anos. Foto: Republicanos

Hugo Motta (Republicanos-PB) usou seu discurso após ser eleito presidente da Câmara dos Deputados para defender o fim da polarização política no Brasil, a importância da manutenção da democracia e de um parlamento forte. "Não existe um caminho da direita, da esquerda ou do centro, existe apenas o caminho do Brasil. Faço um apelo aos meus colegas, 'vamos deixar o Brasil passar'", disse o deputado após a eleição realizada neste sábado, 1º. 

"Podemos pensar diferentes, mas somos todos iguais. Somos brasileiros e brasileiros. Somos o povo brasileiro e o Brasil é o nosso único País", iniciou o recém-eleito presidente.

"Eu tenho três objetivos: 'Servir ao Brasil, servir ao Brasil, servir ao Brasil'. O povo brasileiro não quer discórdia, quer emprego. Não temos tempo para errar, chega de zero a zero, o povo brasileiro quer resultado, quer emprego, quer melhorar de vida, quer um futuro melhor, um Brasil melhor", afirmou.

"Não se pode mais discutir o óbvio. Nada pior para os mais pobres do que a inflação e a instabilidade na economia [...] Defenderemos a democracia porque defenderemos também as melhores práticas e políticas econômicas. Defender estabilidade econômica é defender a estabilidade social", seguiu.

Em outro trecho, o parlamentar discursou sobre a importância da democracia. "A democracia não tem dono, somos todos donos da democracia. Se ela tem um dono, ela não é de ninguém. Estaremos sempre pela democracia [...] Não existe ditadura com parlamento forte. O primeiro sinal de todas as ditaduras é minar e solapar todos os parlamentos. Por isso, temos de lutar pela democracia. E não há democracia sem imprensa livre e independente. Quero aqui agradecer e parabenizar a todos os jornalistas presentes nesse sábado", pontuou. 

Motta também enalteceu em diversos momentos a democracia e o legado de Ulysses Guimarães. "Viva a democracia", disse ao segurar um exemplar da Constituição e imitar o gesto histórico feito por Guimarães ao promulgar a Carta, em 1988. 

Votação

Hugo Motta recebeu 444 votos e foi eleito no 1º turno. Essa é a segunda maior votação de um presidente da Câmara na história. Ele só ficou atrás justamente que Lira, que há dois anos, conseguiu a reeleição por 464 votos. O parlamentar venceu os candidatos Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ).

O nome de Motta para a sucessão de Lira não era apontado até o fim de agosto do ano passado, quando o Centrão e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) articularam para colocá-lo como sucessor ao comando da Casa, o que foi aceito pelo alagoano.

Além de fazer parte do grupo de lideranças do Centrão que orbita em torno de Lira, Motta é apontado como um parlamentar capaz de unir os dois grandes blocos da Casa. O paraibano integra a aliança que reúne Republicanos, MDB, PSD e Podemos, mas tem trânsito com o PP e o União Brasil.

Fonte: Terra

Tags:   presidente da Câmara mais jovem 35 anos
publicidade