A Secretaria Municipal de Educação, da estrutura da Prefeitura Municipal de Medeiros Neto, encerrou suas atividades no ano de 2022 com uma confraternização entre seus servidores.
O evento aconteceu na última quarta-feira (21) e marcou o término do primeiro ano letivo após o retorno das aulas presenciais no município. A equipe comemorou os resultados e ações implementadas durante o período.
Em 2021, ainda com a pandemia em alta, a gestão atual propôs o cumprimento de dois anos letivos em um de maneira remota, visando minimizar os prejuízos da interrupção dos trabalhos que acometeu os estudantes.
Agora, em 2022, muitas conquistas tem transformado para melhor o jeito de fazer educação no município: com mais investimentos, mais programas, mais capacitações, mais valorização profissional e um olhar ainda mais atento às necessidades dos estudantes.
Conquistas que enchem de orgulho
Um dos feitos que marcaram o ano letivo de 2022 foi a implantação do Sistema de Educação Conectado (Siseducon), que oferece aos docentes e e técnicos da escola um ambiente virtual para gerir de forma inovadora o andamento dos trabalhos.
Também foi o ano de garantia do reajuste salarial de 33,24% aos professores, além das concessões de benefícios diversos.
A Educação de Medeiros Neto readequou a Escola Eugênia e agora os estudantes da Escola Humberto de Alencar contam com um espaço amplo e dinâmico. A Prefeitura também conquistou a cessão de uso do prédio do antigo Colégio Deolizano e trouxe a construção de uma nova escola para atender o ensino médio em tempo integral.
Falando em parceria com o Estado, vieram mais ônibus, mais quadras poliesportivas e mais oportunidades, graças às vagas para o programa Universidade para Todos (UPT), na Uneb.
Novidade também no transporte universitário: o deslocamento dos acadêmicos para Teixeira de Freitas passou a ser gratuito. Um sonho realizado para esses futuros profissionais.
Ao todo, foram 32 escolas reformadas ou ampliadas; milhares de mesas e cadeiras distribuídas, além da entrega uniformes; contratação de profissionais para atendimento psicológico e afins; desfile junino, torneio interescolar da Independência do Brasil, adesão à Educação Empreendedora, formação em primeiros socorros com Corpo de Bombeiros e conclusão do curso técnico em Vendas com o IF Baiano.
Em novembro, Medeiros Neto também sediou o curso de capacitação técnica presencial do PDDE e Ações Integradas na Região Nordeste, recebendo centenas de participantes da sede, distritos, povoados e municípios vizinhos.
Além destas, muitas outras conquistas aconteceram e tudo sob o olhar visionário do prefeito Beto Pinto e equipe. De acordo com o secretário de Educação, Rildo Alves Fonseca, 2023 reserva muitas novidades.
"Medeiros Neto tem demonstrado sua força em se recuperar de tantas tragédias recentes, como a pandemia e as enchentes. Mas, além disso, a perspectiva é muito boa para o ano seguinte, pois temos um quadro de profissionais capacitados e que desejam ver nossa educação seguindo no topo. Estamos sempre trabalhando por isso, pois contamos com o apoio incondicional do prefeito Beto Pinto e do Governo do Estado", disse Rildo.