A prefeitura de Itanhém, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou a 1ª Oficina de Linguagem Oral, Escrita e de Linguagem Matemática da Rede Municipal. De acordo com a secretária da Educação, Normélia Alquilina, o evento se deu com o intuito de promover a produção, construção e demonstração de materiais lúdico-pedagógico, para subsidiar o trabalho do Professor Regente nos Campos de Experiência da Educação Infantil; Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º Ano) aos Anos Finais (6º ao 9º Ano) e EPJAI – Educação de Pessoas Jovens Adultas e Idosas Anos Iniciais e Finais, tendo como foco aplicar o conhecimento construído por meio da ludicidade, com diversidade e criatividade, no ambiente da sala de aula.
Participaram cerca de 250 pessoas, entre Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos e Professores da Rede Municipal de Educação de todas as Etapas e Modalidades.
O evento aconteceu no Colégio Polivalente e teve momentos culturais, com recitais de Cordel, apresentado pelas alunas Rainy Botelho e Maria Isabella Correia, e coreografias, com a equipe da AABB Comunidade.
Participaram o prefeito Mildson Medeiros, a secretária de Educação Normélia Alquilina, o vereador Renato Correia, o representante da APLB Sindicato, Marco Antônio Pires e o colaborador Euclério Pereira.
A palestrante, Rayana Gomes, que é natural de Itanhém, é Bacharel em Fonoaudiologia pela Universidade do Espírito Santo – EFES; Pós-graduada em Lato Senso em deglutição, voz e fala nas alterações neurológicas e oncológicas pela Escola Superior da Amazônia - ESMAZ; e tem Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde, pela Universidade do Rio Grande do Norte – UFRN.
O material pedagógico construído foi elaborado pela Equipe do Setor Técnico Pedagógico e Profissionais Colaboradores, sendo o Setor Pedagógico composto pelos seguintes Coordenadores: EDUCAÇÃO INFANTIL – Valéria Gomes de Oliveira; ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – Aurileide Alves da Silva; ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS - Vanuza de Novaes Brandão, EPJAI – EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS – Paulo Roberto Morais e a COORDENADORA DE PROJETOS E MATERIAIS DE SUPORTE PEDAGÓGICO – Clédma Pereira Borges, que foi responsável pela idealização e realização do referido projeto.