.
A Acupuntura é eficaz tanto no tratamento da dor aguda quanto a dor crônica, reduzindo a necessidade de medicação, proporcionando analgesia, relaxamento, promovendo a liberação de opióides analgésicos e anti-inflamatórios, endorfina, serotonina, produzindo efeitos homeostáticos e harmonizando psicologicamente o indivíduo. Ela pode ser usada isoladamente ou como coadjuvante, e pode-se potencializar a analgesia com o uso de Eletroterapia associada às agulhas sendo utilizada focada na região da dor.
Em outros casos, a aplicação das agulhas será em locais distantes e opostos ao da dor, com uma resposta positiva, podendo ser associada a outras técnicas da Medicina Chinesa como ventosas, crâniopuntura, laser, moxabustão, massagem tradicional chinesa, reflexologia e o uso de pontos na orelha com a técnica de Auriculoterapia.
A dor é uma das principais causas do sofrimento humano e embora seja uma resposta protetora do organismo a estímulos nocivos, resulta em efeitos indesejáveis quando não controlada.
A dor aguda e/ou crônica gera incapacidades, comprometimento da qualidade de vida e graves reflexos psicossociais e econômicos, constituindo-se em problema de saúde pública. Segundo Dr Leonardo Felipe ( Formação Internacional em Reabilitação de Coluna e Dor - Formação Internacional em Acupuntura DRY NEDLING ) “A acupuntura é um ótimo recurso contra dores crônicas que não tenham indicação de tratamento cirúrgico, como fibromialgia e lombalgia crônica, pois evita o uso prolongado de analgésicos, anti-inflamatórios e miorelaxantes, que podem trazer lesões nos órgãos internos com o uso prolongado”, afirma.
Foto - Reprodução
Outras dores em que a acupuntura tem bons resultados, justamente pela ação anti-inflamatória, são as cervicalgia, ombralgia, distensão muscular e cefaleias agudas. “O efeito analgésico e miorelaxante colabora para a melhora dessas patologias e, dependendo da técnica de acupuntura utilizada, os benefícios podem ser imediatos”, explica Dr Leonardo Felipe . “O tempo médio para melhora das dores varia de acordo com a gravidade da patologia e frequência de sessões realizadas, porém muitas vezes é possível sentir alívio rápido. É importante destacar que, em alguns casos, a acupuntura não age sozinha. Quando se trata de dores provenientes de traumatismos, pode ser necessário o uso concomitante de analgésicos”, completa.
O tratamento com acupuntura é indicado para cefaleias e enxaquecas oriundas de origem energética (alteração nos meridianos de acupuntura) e inflamatória. A eficácia do método está em seu efeito analgésico e anti-inflamatório, tornando-se uma alternativa ao uso excessivo de medicamentos com bons resultados. Dr Leonardo Felipe Memdro da Escola Internacional de Terapia Manual l (Manual Conceps -Austrália.)
Dr Leonardo Felipe - Fisioterapeuta Especialista em Rolfing/ Quiropraxia/Osteopatia/ Reabilitação de Coluna e Dor.
Atendimento e avaliação - Center Fisio. Av. Brasil nº 149, de segunda a sexta feira, das 08 às 20 horas e aos sábados de 08 ao meio dia. Tel. (73) 99936-2928.