Diagnóstico e Tratamento
De Início vamos dizer o que é um nervo. São fibras nervosas organizam-se em feixes. Cada feixe, por sua vez, é envolvido por uma bainha conjuntiva denominada perineuro. Vários feixes agrupados paralelamente formam um nervo. O nervo também é envolvido por uma bainha de tecido conjuntivo, chamada epineuro.
A ciatalgia refere-se a uma dor que irradia ao longo do trajeto do nervo ciático. Este nervo, responsável pela sensibilidade e controlo de diversos músculos dos membros, dirige-se desde a parte inferior da coluna até à perna e pé; Em geral, a ciática afeta apenas um dos lados do corpo, podendo acompanhar-se de sensações como perna dormente ou formigueiros, designados por parestesias.
Visto que na maioria das vezes, a ciática ocorre por uma compressão das raízes do nervo ciático, provocada por uma hérnia discal (ou hérnia de disco) ou um esporão ósseo (osteófito ou “bico de papagaio”). Entre a 4ª e 5ª vértebras lombares e entre a 5ª vértebra lombar e a 1ª vértebra do sacro, emergem os nervos L5 e S1 que, ao juntarem-se, formam o nervo ciático (veja imagem superior). Assim, havendo uma compressão de uma destas raízes desencadeia-se uma inflamação e, consequentemente, uma dor, ciática ou ciatalgia, que irradia ao longo do trajeto do nervo ciático pela face lateral ou posterior da perna até ao pé.
Segundo Dr. Leonardo Felipe qualquer condição que comprima ou inflame o nervo ciático em seu trajeto tem o potencial de desencadear a dor ciática. As principais causas de ciatalgia são:
* Hérnia de disco lombar (causa mais comum)
* Osteófitos (bicos de papagaio)
* Espondilolistese
* Estenose lombar
* Síndrome do músculo piriforme
* Tumores da coluna
* Neuropatias (doenças que afetam o nervo como diabetes)
É importante frisar que nem toda dor lombar que irradia para os membros inferiores é por dor ciática, por isso a avaliação bem pelo profissional de saúde é importante! A dor ciática é agravada em geral com a inclinação ou rotação do tronco, ao pegar peso e em alguns casos ao tossir e espirrar.
Sabemos que o sucesso do tratamento depende do correto diagnóstico e de medidas específicas direcionadas a cada causa
Sendo assim para um tratamento do nervo ciático são utilizadas técnicas de Quiropraxia, Liberação Miofascial e Mobilização Neural dentre outras como a Osteopatia.