Mateus Rodrigues, o jovem teixeirense de 18 anos que conheceu a música erudita pelo Programa Orquestrando Futuros (Orfs), já está instalado em Salvador-BA, de onde partirá para apresentações internacionais. Ele chegou à capital na sexta-feira, dia 08, às 7 horas. Mateus integrará a Orquestra Juvenil da Bahia, principal formação do programa NEOJIBA, ele fo aprovado em concurso divulgado em fevereiro deste ano.
"Cheguei sexta-feira, dia 8, às 7 horas em Salvador, meu coração bateu muito forte ao pisar aqui. A primeira pessoa em que eu pensei foi na minha mãe, depois em toda a minha família que está Teixeira, foi um momento de saudade”, contou o jovem violonista, que foi acolhido na casa de amigos. Assim chegou à capital ele não perdeu tempo e, durante a tarde do mesmo dia, foi ao Teatro Castro Alves fazer a inscrição na Orquestra Jovem da Bahia.
Quanto a suas maiores expectativas para esta etapa, ele fala em tirar o melhor proveito de tudo e estudar as sinfonias de Beethoven. Mateus representará Teixeira de Freitas na Europa em apresentações pela Suíça, Itália, França... No dia 18 começam seus ensaios com a Orquestra Juvenil e na metade do mês de maio ele fará uma visita a Teixeira de Freitas.
A última apresentação de Mateus em Teixeira de Freitas foi durante a inauguração da quadra coberta do Bairro Colina Verde, dia 06 de abril. Na tarde daquele dia ele recebeu em sua casa uma comitiva formada pelo maestro Orley, secretário municipal de Educação Ariosvaldo A. Gomes e o prefeito, doutor João Bosco. Todos estavam emocionados pela conquista do violonista.
Futuros orquestrados
O jovem músico encontrou no maestro Orley Silva um grande incentivador. Foi o maestro quem o convidou a participar das aulas do Orfs, Programa fruto da parceria entre a Prefeitura de Teixeira de Freitas e o Instituto de Cultura Educação e Desenvolvimento (ICED), que permite aos estudantes da rede pública acesso a aulas de música erudita e canto coral. Agora, ele está aproveitando cada segundo desta nova etapa em sua vida.
Na família de Mateus, sua mãe Sueli Cordeiro, acompanha outros dois talentos, Bruno e Gabriel que assim como ele, são assistidos pelo Orquestrando Futuros e integram a Orquestra Municipal 9 de Maio, formada principalmente pelos jovens que participam ou participaram do Orfs. A orquestra, assim como o Programa, são diretamente ligados à Prefeitura.
ICED e Prefeitura
Em 2013, a Prefeitura deu início, ao então projeto, Orquestrando Futuros. O objetivo básico era a transformação. O público atendido é, prioritariamente, formado por estudantes da rede municipal. Desde seu lançamento o Programa cresce gradualmente, com polos implantados em bairros e distritos.
O estudo de música nas modalidades orquestral e coral são o instrumento utilizado pelo governo municipal de Teixeira de Freitas para o desenvolvimento dos indivíduos, através da música para o desenvolvimento físico, intelectual, crítico, ético e social dos estudantes.
O Orfs, agora Programa, tem a chancela da Prefeitura e é desenvolvido pelo Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED), presidido por Gislaine Romana, com a direção do maestro Orley Silva.
As crianças e adolescentes, durante os ensaios semanais, trabalham disciplinas voltadas para a formação técnica em música: morfologia musical, prática instrumental, canto coral e prática de conjunto.