Publicidade Davaca novo

Direito do Idoso é debatido em conferência em Teixeira de freitas

Por Neuza em 23/05/2015 às 16:20

 

 

 

 

Com o objetivo de debater assuntos referentes aos direitos das pessoas idosas, aconteceu nesta sexta feira, 22 de maio na primeira Igreja Batista de Teixeira de Freitas (PIBATEF), situada á Rua João Calmon, centro da cidade, a Conferência Territorial dos Direitos do Idoso. O evento reuniu representantes dos 13 municípios que correspondem ao Território de Identidade do extremo Sul da Bahia. O evento teve como tema: Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa / Por um Brasil de todas as Idades.

 


 

Organizado pelo pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas através do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa por meio da Secretaria de Assistência Social, o evento debateu durante todo o dia as dificuldades e as enfrentadas pelos idosos e a as soluções para resolver os problemas. Entre as discussões debatidas; ampliação ao atendimento, criação de oficinas, criação de áreas de lazer, capacitação de profissionais, criação de cooperativas artesanais, foram algumas das propostas feitas pelos participantes.

 


 

Entre as sugestões feitas pelos participantes estão a criação de um Disque Denuncias, ou a criação de um dia dedicado ao idoso. Outra proposta discutida na Conferência foi que o governo crie ferramentas para que o idoso tenha acesso fácil a casa própria. Outra discussão em evidencia foi sobre a falta de cuidadores para o Lar dos Idosos. A proposta feita é que se crie um Conselho para resolver a questão da falta de cuidadores para estes abrigos.

 

 


 

Das propostas feitas pelos participantes;

Acessibilidade;

Garantir efetividade de verbas municipais e estaduais;

Reordenamento de recursos;

Cursos para capacitar cuidadores

Criação do Conselho da Pessoa Idosa e do Fundo Municipal da Pessoa Idosa

As propostas serão levadas para a Conferência Estadual que acontece ainda este ano em salvador.

 

A Coordenadora Estadual da Política da Pessoa Idosa, Marlúcia Nunes, representando a Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social da Bahia, disse que "Pensar políticas para esse contingente populacional se faz importante, tendo em vista a perspectiva que até 2050 o número de pessoas idosas seja maior do que o número de crianças/adolescentes até 15 anos, e objetiva-se assim, que as pessoas envelheçam com mais qualidade de vida, um envelhecimento ativo”, disse a coordenadora.

Fonte: Neuza Brizola/Bahiaextremosul.

Tags:   Teixeira de Freitas
publicidade