O Cine Clube ¨Sal na Pipoca¨, exibe um clássico do faroeste ¨ Os Brutos Também Amam¨, na Terça feira, dia 30 de Junho. Exibição será no Barracão da Cultura, Rua Prudente de Moraes, próximo à Churrascaria Roda Viva. Horário já está confirmado. 19,30, com direito a pipoca e refrigerante de graça. Os Brutos Também Amam é um filme de 1953, do gênero faroeste, produzido e dirigido por George Stevens.
O filme conta a história do misterioso cowboy chamado Shane, recém-chegado a uma região de assentamentos e pequenos sitiantes num vale do Wyoming. Os colonos lutam por seus direitos contra os grandes criadores de gado, que controlam a maior parte da terra, e Shane logo se envolve no conflito.
Shane, que quer mudar de vida, aceita trabalhar na pequena fazenda de Starret. Ele sente-se atraído pela esposa de Starret, a charmosa Marian. O filho de Starret, Joey, logo se interessa por Shane e descobre seu cinturão com duas pistolas, que o cowboy havia escondido. O garoto assiste boquiaberto Shane mostrando sua habilidade com as armas, disparando vários tiros certeiros em diferentes alvos. Shane torna-se um ídolo para Joey.
A tensão entre as facções em conflito aumenta quando Ryker, o fazendeiro mais poderoso da região, contrata o temível pistoleiro Jack Wilson para pressionar os proprietários dos sítios. Depois de muitas provocações, Joe Starrett decide matar Wilson e Ryker para salvar a cidade, mas é impedido por Shane. Starrett e Shane brigam e o vencedor, Shane, vai para o duelo contra Wilson.
Elenco
Alan Ladd .... Shane
Jean Arthur .... Marian
Van Heflin .... Joe Starret
Brandon De Wilde .... Joey
Jack Palance .... Jack Wilson
Elisha Cook, Jr. .... Frank 'Stonewall' Torrey
Ben Johnson .... Chris Calloway
Edgar Buchanan .... Fred Lewis
Emile Meyer .... Rufus Ryker
Emile Meyer .... Rufus Ryker
Principais prêmios e indicações
Oscar 1954 (EUA)
Venceu na categoria de melhor fotografia colorida.
Indicado nas categorias de melhor ator coadjuvante (Brandon De Wilde e Jack Palance), melhor diretor, melhor filme e melhor roteiro adaptado.
BAFTA 1954 (Reino Unido)
Indicado nas categorias de melhor filme de qualquer origem e melhor ator estrangeiro (Van Heflin).
Curiosidades
A história é de ficção, mas se baseia no episódio verdadeiro conhecido como a Guerra do Condado de Johnson, no Wyoming. As filmagens foram próximas a Jackson Hole, no Wyoming, e muitas tomadas são das montanhas Grand Teton, além de Big Bear Lake, Floresta Nacional de San Bernardino, Rancho Iverson e Chatsworth. As filmagens de estúdio foram nos da Paramount em Hollywood, na Califórnia.
O diretor George Stevens queria Montgomery Clift como Shane e William Holden como Joe Starrett. A recusa de ambos quase tornou inviável as filmagens. Ele acabou por aceitar os atores contratados da Paramount para esses papéis. As filmagens foram entre julho e outubro de 1951, mas foi lançado apenas em 1953 devido ao grande tempo tomado pela edição.
Para o papel de Marian foi pensada Katharine Hepburn, que acabou ficando com Jean Arthur, que não fazia um filme há cinco anos, mas aceitou voltar a trabalhar com Stevens, com quem tinha feito The Talk of the Town (1942) e The More the Merrier (1943). Foi seu último filme para o cinema.
No Brasil, o filme serviu de referência para a produtora de arte Denise Carvalho reconstituir, na novela Força de um Desejo (1999), desde a redação de um jornal até todos os objetos usados nas casas do século XIX.