Publicidade Davaca novo

Deputado Sandro Régis cobra providências para superlotação do presídio de Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas apresenta as maiores taxas de homicídios do estado.

Por Neuza em 27/11/2017 às 15:24


Atento a dados como o do Atlas da Violência 2017, que considera Teixeira de Freitas como uma das 10 cidades mais violentas do Brasil, o deputado estadual Sandro Régis (DEM) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), uma Indicação ao Governo do Estado cobrando providências urgentes a respeito da violência em estágio crescente e inaceitável nas cidades baianas, principalmente nas que são sedes de Presídios e Conjuntos Penais, em especial no município de Teixeira de Freitas, cidade cujo presídio e conjunto penal encontram-se com população bem acima do permitido.

“O Conjunto Penal de Teixeira de Freitas tem capacidade para 316 presos e se encontra hoje com 748 presos. Isso é um absurdo!”, declarou Sandro Régis. Segundo o parlamentar, quando o programa para construção de diversos presídios estaduais foi implementado, as comunidades locais foram contra, pois temiam que a violência fosse aumentar. “O governo fazia o contraponto a essa argumentação, prometendo e afirmando que esses presídios seriam para os presos regionais, a fim de facilitar a recuperação dos mesmos, estando eles perto dos seus familiares. Pura ilusão! Enganação total! Nada do prometido pelas autoridades ocorreu, aconteceu justamente o que temiam as populações dos municípios escolhidos. Os presos vieram dos mais longínquos locais e eram os mais perigosos. Consequentemente, o tráfico de drogas e a violência aumentaram estupidamente nas cidades sedes. O caos se estabeleceu”, explicou Régis.

Ainda de acordo com o democrata, o município de Teixeira de Freitas é exemplo da violência reinante e decorrente da presença de presídios regionais, cujas lotações extrapolam em muito a capacidade dos mesmos. “Teixeira de Freitas apresenta as maiores taxas de homicídios do estado. O Governo Estadual, pelo menos no sentido de minorar a situação, deveria, nas cidades sedes de presídio e conjunto penal, aumentar o efetivo policial, dotá-lo de uma infraestrutura capaz de fazer um sistema de segurança diferenciado e fazer com que a Polícia Civil tenha todas as condições técnicas, capaz de prevenir e evitar a violência que anda em um crescimento exacerbado”, frisou o deputado.

Fonte: Ascom

Tags:   Bahia Sandro régis
publicidade