O Departamento Nacional de Trânsito do Ministério da Cidades (DENATRAN) apresenta em coletiva de imprensa, amanhã, 1º de novembro, ás 9h30, o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).
O aplicativo vai facilitar, segundo o governo, a comunicação entre infrações de trânsito pelos órgãos autuadores e permitir que os condutores de veículos que forem multados possam pagá-las por meio eletrônico, o que dará 40% no valor gerado pelo sistema. Este benefício está previsto na Lei 13.281.
O Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) é uma solução tecnológica desenvolvida pelo Sempro- empresa de TI do governo federal – pra o DENATRAN/Ministério das Cidades. A ferramenta, segundo o governo, vai facilitar a comunicação de infrações de trânsito pelos órgãos autuadores aos condutores de veículos e trazer mais comodidade e interatividade na gestão de pagamento de multas.
Para atender a Lei 13.281, o SNE foi desenvolvido para comunicar às pessoas cadastradas no aplicativo mobile sobre suas notificações de trânsito. O proprietário do veículo, também, vai poder optar, no aplicativo, pelo desconto de 40% do valor da multa contemplado na lei, em qualquer fase do processo, até o vencimento da multa, caso reconheça o cometimento da infração e não queira apresentar defesa prévia nem recursos.
O SNE é um canal de comunicação mais eficiente com o cidadão, disponível para Android e IOS, e vai possibilitar uma redução de custos, já que não será mais necessário os órgãos autuadores enviarem as notificações em papel para as residências. As notificações serão encaminhadas eletronicamente e vão permitir que o papel seja eliminado do processo, contribuindo para diversas questões ambientais