O Defensor Público da Vara da Família, Caio Cesar Nunes Cruz, que contou com a participação na coletiva também dos defensores, Mateus Rocha Almeida (Vara Crime) e Emerson Halsey Soares (titular do Júri, Infância e Juventude), explica que a campanha que será realizada entre os dias 27 e 29 deste mês, tem como objetivo orientar as famílias sobre os mais variados assuntos que envolvem a paternidade, em especial com a realização de exames gratuitos de DNA para a população de baixa renda, nos casos em que o filho não tiver em seu registro de nascimento o nome do genitor.
Realizada desde 2007 pela Defensoria, a ação cidadã acontece durante todo o ano e é intensificada no mês de agosto quando é comemorado o Dia dos Pais. A iniciativa busca tanto estimular a participação dos pais no convívio e desenvolvimento dos filhos, assim como incentivar homens relutantes a assumirem a paternidade de crianças sem registro.
Em seu primeiro ano em Teixeira de Freitas, em 2018, pelo menos 18 exames de DNA foram realizados somente durante a campanha, com 13 resultados atestando a paternidade. Para este ano, cerca de 100 kits foram solicitados e a expectativa é que haja a maximização dos atendimentos superando números anteriores.
Entre os números da campanha e as ações diárias da Defensoria, em Teixeira de Freitas no ano de 2018 foram realizados ao todo, 67 exames de DNA, colocando a unidade teixeirense dentre as mais atuantes do Estado.
É importante lembrar que após a confirmação da paternidade, a Defensoria Pública realiza uma ação continuada com equipes formadas por assistentes sociais e psicólogos.
Para se inscrever na campanha basta se dirigir aos pontos de coleta nos dias indicados.
Pontos de coletas:
Escola Municipal José Félix Correia-Bairro Nova América.
Data: 27/08/2019, às 8h
Escola Municipal São Lourenço
Data: 28/08/2019, às 8h
Escola Municipal Joaquim José de Almeida-Bairro Ulisses Guimarães.
Data: 29/08/2019, às 8h