A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, transferiu uma criança de 6 anos para Itabuna em situação de urgência, com UTI aérea pediátrica. A paciente deu entrada durante o domingo (06) no Hospital São José, distrito de Itabatã, sendo solicitada a remoção no mesmo dia para o Hospital Manoel Novaes em Itabuna, que a recebeu na manhã desta segunda-feira (07), acompanhada pela médica Ludimilla Gama Rodrigues.
A transferência ocorreu graças a união de muitas equipes, iniciada pela equipe de remoção liderada pelo diretor Municipal de Transportes de Mucuri, Ademilson Ferreira Neves, o “Dema”, realizada por meio de uma UTI Aérea conquistada pela Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde junto a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB), com pouso da aeronave no aeródromo da Suzano.
De acordo com o relatório médico, a criança deu entrada no Hospital São José com queixa de dores abdominais persistentes por algumas semanas, associada a perda de peso, como também a polidipsia (sede em excesso) e poliúria (excesso de urina). Após a avaliação da paciente, a equipe médica iniciou a insulinoterapia associada a hidratação para tratamento de Diabetes Mellitus Insulinodependente com Cetoacidose. Neste caso, identificada a cetoacidose, pelos protocolos médicos faz-se necessário o uso da gasometria arterial em pacientes que aparentam a doença. Já que o HSJ não possui tal aparelho, o mais indicado foi a remoção, proporcionando à paciente melhorias ao tratamento.
O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, explicou que o Hospital Manoel Novaes além de ser parte integrante da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna é também referência em Neonatologia de alto risco e Pediatria Cirúrgica, com exímios profissionais preparados para qualquer situação.
“A transferência aconteceu em tempo recorde porque há uma credibilidade do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa (UB) junto ao Governo do Estado, frente à Secretaria Estadual de Saúde da Bahia – SESAB. O Hospital São José dispõe de alguns recursos tanto de pessoal quanto tecnológico para prestar assistência completa em vários casos, porém a situação demandava um caráter de urgência e atendimento especializado”, comentou o secretário, Fernando Jardim.