Da agulha ao fio de linha, mulheres do interior de Nova Viçosa estão costurando um futuro melhor para elas e suas famílias. Diariamente, um grupo de 20 costureiras se encontra na sede da Associação Quilombola da comunidade de Helvécia, unidas por um propósito comum: melhorar suas vidas por meio da fabricação de roupas íntimas femininas.
A presidente da associação, Maria Aparecida dos Santos, de 62 anos, ressalta que o empreendedorismo "é uma forma de empoderamento feminino, elevando a autoestima das mulheres locais, e criando uma nova fonte de renda para as famílias, que antes dependiam apenas da agricultura".
No final do ano passado, o projeto "Costurando Sonhos Através da Lingerie" foi contemplado pelo edital Transformar o Futuro, da Suzano, que possibilitou a compra da matéria-prima e equipamentos, como tecidos, rendas, linhas, máquina de costura, além de custear uma profissional para dar aulas e expandir o conhecimento das costureiras.
A instrutora do projeto, Marinalva de Andrade, comemora a evolução das participantes. "Essa iniciativa está ajudando as mulheres a enxergarem a própria capacidade, se aperfeiçoarem e evoluírem como costureiras. Algumas delas já compraram as suas próprias máquinas e fico muito feliz em contribuir com tudo isso", afirma Marinalva.
A Suzano também viabilizou uma loja física para as costureiras, que fica dentro do Shopping Quilombola, às margens da BR-418, que liga Posto da Mata a Nova Viçosa, local de passagem de muitos turistas para as praias da região. Clientes de outras regiões também podem apoiar o trabalho das costureiras e encomendar peças pelo contato (73) 9934-7045.
O coordenador de Relacionamento Social da Suzano, Deivid dos Santos Pereira, ressalta que a empresa apoia diversas iniciativas que visam a geração de renda em comunidades próximas às operações da empresa. "Estamos empenhados em fomentar o empreendedorismo feminino, a agricultura familiar e projetos sociais que transformam a vida da população local, agregando valores e fortalecendo a produção regional. Temos um diálogo muito próximo e de cooperação com as comunidades, resultando em apoio a diversas ações e projetos locais", completa.
Em recente visita ao projeto, uma equipe da Suzano pôde conhecer de perto o trabalho realizado pelas costureiras locais. Integraram a comitiva da Suzano: Paulo Rocha e Paulo Santana (Desenvolvimento Social), Deivid dos Santos Pereira e Elton Santiago (Relacionamento Social), Evandro Boltazar (Comunicação), Elisiane Lacerda, Gabriel Vendramini e Francisco Colli (Escritório de Projetos), Tabatta Moreira Andrade (consultora territorial) e Nívia Patrocínio (consultora de projetos).
Edital
O Edital Transformar o Futuro destinou R$ 1 milhão para o fomento de 30 iniciativas de Geração de Renda, Cultura, Esporte e Lazer em 26 comunidades do Extremo Sul da Bahia. Os projetos foram desenvolvidos por organizações da sociedade civil, associações produtivas e comunitárias e cooperativas, e contemplam mais de 8 mil pessoas.