Uma operação policial na manhã desta quarta-feira (8), em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa resultou na morte de Moises Santana, conhecido como "Gabiru", após confronto com agentes de segurança pública. O caso foi registrado como uma morte por intervenção de agente de segurança pública.
A guarnição da RONDESP, registrou a ocorrência durante uma operação conjunta com outras forças policiais, incluindo a CIPE-MA, a 89ª CIPM, o Catti/Extremo Sul PCBA, e investigadores da Polícia Civil. O objetivo era cumprir um mandado de prisão contra Gustavo dos Santos Guerra, vulgo "Foguinho" ou "Ferrugem", líder de uma facção criminosa envolvida em tráfico de drogas e homicídios na região.
resistente morto em confronto/ Vídeo enviado por um seguidor do site
Durante a operação na Rua das Gaivotas, os policiais foram recebidos a tiros por cerca de quatro ou cinco indivíduos, incluindo "Foguinho" e "Gabiru". Os suspeitos fugiram, e Moises Santana foi localizado algumas ruas depois, na Rua das Andorinhas. Ele continuou disparando contra os policiais, que revidaram. Moises Santana foi atingido e socorrido ao Hospital Municipal de Posto da Mata, onde foi constatado seu óbito por múltiplas lesões causadas por projéteis de arma de fogo.
Na operação, foram apreendidos drogas, uma balança de precisão, celulares, dinheiro, e munições de calibre .22 no imóvel. Foi instaurado um inquérito policial com a coleta de depoimentos dos policiais envolvidos, além de outras medidas periciais e processuais.