Sabemos que a dor crônica é um fenômeno influenciado por vários aspectos como o físico, emocional, social e psicológico, que desencadeia uma série de eventos que interferem de forma negativa na funcionalidade e na qualidade de vida dos indivíduos. Nesse contexto, considera-se a existência de um ciclo composto por dor/descondicionamento/dor, gerando possíveis alterações na qualidade do sono, no humor, na participação nas atividades de lazer, na funcionalidade e na interação social.
Segundo Dr. Leonardo Felipe Membro Titular do IBRAQUI e IBO a conscientização, por parte dos indivíduos que apresentam a dor crônica, sobre os benefícios da prática orientada e responsável de exercícios, assim como sobre a importância de incorporar os movimentos na vida diária, é uma etapa essencial para a interrupção deste ciclo. Assim, o indivíduo torna-se capaz de iniciar outra estratégia de enfrentamento da dor, perdendo o medo de movimentar-se e incorporando a prática de exercícios.
O exercício físico, de intensidade leve a moderada, é indicado nesses casos, pois libera potencialmente mais endorfina, hormônio que quando presente no organismo permite-nos uma sensação de prazer, bem estar, euforia e até mesmo analgesia.
Os exercícios devem ser realizados de 2 a 3 vezes por semana, durante pelo menos 30 minutos. Uma vez adquirido o hábito, o indivíduo pode desfrutar de uma melhora o condicionamento aeróbio e muscular, melhora da funcionalidade, da qualidade do sono e do humor, e sensação de bem estar geral, com maior disposição para realizar suas atividades.
Dr Leonardo Felipe - Formação Internacional em Reabilitação de Coluna e Dor - Quiropraxia - Osteopatia.
Atendimento e avaliação - Center Fisio. Clinica da Coluna e Dor. Av. Brasil nº 149, de segunda a sexta-feira, das 08 às 20 horas e aos sábados de 08 ao meio dia. Tel. (73) 99936-2928.