A família do brasileiro Fernando Vieira Campello, 24 anos, desaparecido na Indonésia desde a última quinta-feira, 29 de janeiro, alega que está tendo dificuldades nas buscas, já que a Polícia local se recusa a procurar Fernando em cavernas e matas da região por medos de histórias de maus espíritos que habitam os locais. A mãe de Fernando cogita contratar um investigador particular.
Para localizar o brasileiro, a família está lançando campanha para arrecadar doações. O dinheiro será utilizado como forma de recompensa por informações sobre Fernando, que desapareceu após uma festa na ilha de Gili Trawangan, em Bali.
"A nossa ideia é dar recompensas pra ver se o pessoal lá começa a se mobilizar. Queremos dar dinheiro para que as pessoas comecem a abrir a boca nas delegacias e hospitais, lá só funciona assim. A mãe do Fernando está pedindo para que eu ou um primo dele vá para lá, mas eu não quero. Não quero usar esse dinheiro para viajar porque comecei essa campanha com outro intuito e as pessoas já estão falando um monte de besteira", disse Luana Martins, namorada de Fernando, ao Extra.
Caso
Fernando Vieira Campello estava em uma festa com cerca de 10 amigos, na última quinta-feira, 29 de janeiro, na ilha Gili Trawagan, e teria decidido voltar ao hotel, após se sentir mal. Ele foi acompanhado por um desses amigos, mas a dupla se perdeu pelo caminho.
"A gente não sabe o que aconteceu no meio do caminho, eles tinham bebido um pouco. O amigo dele está muito nervoso, muito desesperado", afirmou Luana Martins, namorada do brasileiro, em entrevista à GloboNews.
A mãe do jovem, Luciana Vieira, disse em seu perfil no Facebook que foi está na ilha para procurar por seu filho com a ajuda de amigos do rapaz. A namorada do brasileiro afirma também que a família não vem recebendo auxílio de autoridades locais nas buscas.
"Não há nenhum tipo de ajuda, inclusive, a mãe dele me contou que um amigo dele foi na parte continental para buscar mais policiais e quando a Polícia chegou lá sentaram numa sombra e falaram que iam descansar, porque eles estavam muito cansados e iam procurar mais tarde", disse Luana.
Ainda de acordo com Luana, o namorado não responde às mensagens de celular ou nas redes sociais desde o desaparecimento. Além disso, a senha de uma loja virtual de aplicativos dele teria sido trocada.