As fortes chuvas que estão caindo desde o último final de semana em quase toda Bahia, alagou vários bairros e deixou moradores ilhados na cidade de Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia.
Por ser uma cidade plana as ruas não têm saída para a grande quantidade de água que está caindo sobre o município, o que tem causado transtornos e prejuízos para moradores e comerciantes.
Sem tubulação de esgoto, algumas ruas com calçamento de paralelepípedos tiveram as pedras arrancadas pelos moradores que fizeram valas para tentar diminuir a enchente que castiga quase toda a cidade, mais nada diminuiu o problema.
Flagramos mães e alunos voltando da escola em meio a enchente. O pátio da secretaria de obra da prefeitura municipal também foi tomado pelas águas. Alguns moradores tiveram suas casas invadidas e muitos estão ilhados.
Na avenida principal da cidade uma árvore caiu e derrubou a cobertura da frente da loja e segundo o proprietário, Sr. Josemar Martinuzzo, o prejuízo passa dos oito mil reais. Ninguém se feriu.
Segundo o prefeito Manoel Costa Almeida, o Manoelzinho da Madeira, há muitos anos não se via tantas ruas invadidas pelas águas. O prefeito informou que toda estrutura da prefeitura está de prontidão para atender os moradores.
O gestor informou também que o secretário de obras, Geovani Rosal, colocou em Nova Viçosa e em Posto da Mata, várias máquinas e retroescavadeiras para abrir valetas com o objetivo de diminuir o problema.
A secretaria de assistência social também está com uma equipe de prontidão para auxiliar os moradores em suas necessidades, dentro dos programas do governo. “A nós, só resta esperar que a chuva pare, enquanto isso não acontece, estamos fazendo o possível para ajudar a população no que é possível”, declarou o prefeito.