A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, celebra o Dia de Proteção às Florestas – 17 de julho – destacando os resultados do programa Guardiões da Floresta, iniciativa de educação ambiental voltada à conscientização e ao engajamento da sociedade na preservação dos recursos naturais.
De janeiro a junho de 2025, o programa já alcançou 8.711 pessoas por meio de 3.209 abordagens educativas realizadas em comunidades rurais próximas às operações da companhia, com foco em temas como prevenção de crimes ambientais, sustentabilidade e cidadania. Os dados referem-se às ações conduzidas pelas unidades da Suzano na Bahia e no Espírito Santo.
A atuação nas escolas também se destaca. Ao longo do primeiro semestre, o programa promoveu campanhas em sete instituições de ensino, envolvendo 400 estudantes com atividades lúdicas e informativas que reforçam o papel das novas gerações na proteção das florestas. O projeto passou ainda a incluir visitas guiadas às fábricas da empresa, proporcionando a estudantes e professores a oportunidade de conhecer de perto a relação entre floresta plantada, cadeia produtiva e responsabilidade socioambiental.
Neste ano, o Guardiões da Floresta também passou a envolver o público interno da companhia. Com foco na cultura preventiva, mais de 600 colaboradores próprios e terceiros que atuam na área florestal participaram de ações educativas voltadas à preservação ambiental e à identificação de condutas irregulares em campo.
Outro destaque do programa é a realização da Copa Guardiões da Floresta, torneio esportivo entre escolas rurais que une esporte, educação e sustentabilidade, fortalecendo os vínculos comunitários e o protagonismo infantojuvenil na defesa do meio ambiente. A competição terá a sua segunda edição em 2025.
A comunidade também pode colaborar com o programa por meio do canal de denúncias ambientais da Suzano, disponível gratuitamente pelo número 0800 203 0000 (telefone e WhatsApp), que recebe informações sobre desmatamento, queimadas ilegais, caça e pesca predatória.
“Com o Guardiões da Floresta, reforçamos nossa missão de ir além da geração de produtos de origem renovável, atuando com responsabilidade socioambiental e contribuindo para a formação de uma sociedade mais consciente e engajada na preservação das florestas”, destaca Arilson Siqueira, gerente de Inteligência Patrimonial da Suzano.
Mais informações estão disponíveis em: www.suzano.com.br