A frente fria que chegou a região nesta quinta-feira, 16 de maio, trouxe chuva forte e mar agitado em todo o extremo sul da Bahia, e algumas cidades como Caravelas, já estão sentindo o efeito da chuva que alagou ruas e trouxe transtornos e prejuízo para os moradores e para a administração municipal.
Barra de Caravelas até o momento é o local mais atingido. Por ser um loca próximo ao mar, as ruas ficaram completamente alagadas e, segundo o prefeito Silvio Ramalho, que está desde as primeiras horas da manhã com sua equipe e máquinas no local, a área está parecendo um pântano.
Assim que foi comunicado da situação, o prefeito acompanhado de funcionários e máquinas segui para o local e, junto sua equipe e com moradores, está trabalhando para amenizar a situação.
As retroescavadeiras estão abrindo valas para facilitar o escoamento da água que tomou as ruas da comunidade. Ponta de Areia também está sofrendo com os alagamentos. A previsão para todo final de semana é de chuva e ventos fortes em todo a região.
Com o apoio de várias pessoas, comandou o trabalho de construção de um canal de escoamento da água, numa solução temporária. Como medida definitiva, o gestor municipal se comprometeu em autorizar a elaboração e execução de um projeto para garantir a drenagem da água nas ruas desta localidade. "Vamos construir uma galeria, com bueiros captando água durante a extensão até o ribeirinho", afirmou.
Morador responsável pelo vídeo que circulou nas redes sociais com um caiaque nas ruas da Barra de Caravelas, Leandro José Cajueiro, acompanhou de perto a ação desta sexta. "É contagiante ver de perto um prefeito debaixo de chuva, dentro de uma vala tentando ajudar o povo, coisa que nunca tinha visto, nestes últimos 20 anos de sofrimento do povo", disse.