As chuvas que atingem o Extremo Sul da Bahia continuam provocando prejuízos e transtornos tanto nas áreas urbanas quanto nas zonas rurais, onde o acesso é feito, em grande parte, por estradas de chão. Com córregos cheios e enxurradas intensas, a força da água tem causado erosões, abertura de crateras e queda de barreiras.
Desta vez, os danos foram registrados na estrada que liga Itanhém a Cruzeiro do Sul, no município de Vereda. O trecho ficou comprometido após deslizamento de terra e o surgimento de uma grande cratera que atravessa a pista, interrompendo completamente a passagem de veículos.
Imagens feitas por moradores mostram a gravidade da situação na região da Jaqueira, nas proximidades de Zemar, antes do vilarejo São José, conhecido como Frango Azedo. Nas gravações, é possível ver a força da água descendo pela estrada e o enorme buraco que corta a via de um lado ao outro.
A queda de barreira agravou ainda mais o cenário, deixando o local perigoso para qualquer tentativa de travessia, seja de carro, moto ou a pé.
A interdição da estrada impacta diretamente moradores, trabalhadores rurais e estudantes que dependem do trecho para se deslocar diariamente. Além disso, o escoamento da produção agrícola também fica comprometido, gerando prejuízos para pequenos produtores da região.
Em períodos de chuva intensa, as estradas vicinais tornam-se pontos críticos, principalmente onde há ladeiras, baixadas e travessias de córregos.
A recomendação é que motoristas evitem o trecho afetado até que as condições de tráfego sejam restabelecidas. A expectativa dos moradores é de que providências sejam tomadas para recuperação da via, garantindo segurança e restabelecendo a ligação entre Itanhém e Cruzeiro do Sul.
Enquanto as chuvas persistirem, a preocupação continua, já que outros pontos da zona rural também podem apresentar riscos semelhantes.
Vídeos/ redes sociais
