O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) tem um novo comandante-geral. O coronel BM Aloísio Mascarenhas Fernandes assumiu o cargo em uma cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (31), no Instituto Militar de Ensino Superior de Bombeiros (Imesb), em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, além de outras autoridades.
Natural de Salvador, Aloísio Fernandes substitui o coronel BM Adson Marchesini. Ele iniciou sua trajetória na corporação em 1991, ao ingressar no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia. Em 1997, concluiu o Curso de Especialização para Oficiais Bombeiros na Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Além disso, é bacharel em Ciências Jurídicas e possui especialização em Segurança Pública.
Com uma carreira marcada por diversas atuações estratégicas, Fernandes coordenou a tropa do CBMBA que prestou auxílio durante as enchentes no Rio Grande do Sul em 2024. Também integrou a missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (Minustah) como conselheiro técnico policial, participou do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Fiocruz-BA e desempenhou papel fundamental no planejamento operacional da corporação.
"Recebo uma corporação vigorosa, bem administrada. Nosso compromisso será dar continuidade ao trabalho já realizado, qualificando processos e promovendo melhorias para garantir um serviço cada vez mais eficiente à sociedade", declarou o novo comandante-geral.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou o trabalho desenvolvido pelo ex-comandante-geral Adson Marchesini, ressaltando sua dedicação ao fortalecimento da corporação. “Por quatro anos no comando dos Bombeiros, Marchesini elevou ainda mais a instituição, tornando-a referência, especialmente no combate a desastres e incêndios florestais. O coronel Aloísio, oficial com grande experiência em todas as áreas, especialmente em pronto-socorro e salvamento, seguirá o mesmo desempenho à frente da instituição”, afirmou Werner.
Durante a solenidade, foram entregues uma embarcação e um reboque para o 13º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Amaralina, em Salvador, reforçando o atendimento a ocorrências aquáticas e garantindo mais estrutura para a corporação no desempenho de suas funções.