Para Brasília, Caravelas levou a experiência obtida através do Projeto Nosso Povo, Nossa Riqueza, ao cuidar da saúde física e mental dos quase 4500 alunos matriculados na rede pública municipal de ensino, num trabalho itinerante, realizado de escola em escola, de distrito em distrito, em toda a extensão geográfica do município.
Com esse projeto foram realizadas 2.000 consultas oftalmológicas, milhares de procedimentos de saúde (com a oferta de atendimentos com médico clínico geral, médico pediatra, nutricionista, psicólogo, dentista e enfermeiro), atendimentos em serviços sociais e cidadania (emissão de CPF e da primeira e segunda via do RG, com gratuidade de fotografia), além da entrega de 400 óculos, gratuitamente.
O Projeto Nosso Povo, Nossa Riqueza, além da sensibilidade, demonstra a elevada capacidade do município de Caravelas em captar recursos e melhorar a qualidade de vida da população, com ações para cuidar de quem mais precisa.
Para a Secretária de Educação, Jocivânia Caetano, que também integra a comitiva do município no evento, "representar a Bahia em esfera internacional, não é pra qualquer um, o que nos enche de alegria fazer parte de tantos resultados postivos obtidos nos últimos anos, com a prestação de serviços públicos, muito mais humanizados e com maior valorização dos profissionais", realçou.
Ao comentar a participação do município em Brasília, o Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, citou ter ficado "muito orgulhoso e realizado em mostrar o potencial do povo caravelense e a diferença de fazer parte de uma gestão que gosta e cuida de gente", destacou.
Idealizadora do projeto, a Secretária de Saúde, Marina Ramalho, comemorou. "Para nós é motivo de muita alegria e satisfação saber que uma ideia nossa conseguiu fazer a diferença, realizar tantos atendimentos e, mais do que isso, cuidar das pessoas, e ainda por cima, ir tão longe, se tornar uma ação de destaque no estado e no país, então meu coração está transbordando de alegria", disse.
O PSE - A festa dos 15 anos do Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), realizada entre os dias 07, 08 e 09 de dezembro, em Brasília.
O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído pelo Decreto Presidencial N.º 6.286, de 5 de dezembro de 2007, como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de assegurar o pleno desenvolvimento das crianças e dos adolescentes da rede pública de ensino.