O movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta dos direitos das pessoas com sofrimento mental. O movimento teve seu início marcado em 1987, em continuidade a ações de luta política na área da saúde pública no Brasil por parte de profissionais de saúde, usuários e familiares. No mesmo ano estabeleceu-se o lema do movimento: “Por uma sociedade sem manicômios”, e o 18 de maio foi, então, definido como dia Nacional da Luta Antimanicomial, data comemorada em todo o país.
Em Medeiros Neto não poderia ser diferente, já que contamos com o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, fundado em 2006, a instituição é destinada a acolher os pacientes com transtorno mental, estimular a sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca de autonomia de vida, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico.
Em comemoração a equipe multiprofissional explanou a respeito da reforma psiquiátrica, Luta Antimanicomial, Lei 10.216 e modelos de atenção à saúde mental. Além disso, houve momentos recreativos.
Estabeleceu-se o lema do movimento: “Por uma sociedade sem manicômios”, e o 18 de maio foi definido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data comemorada desde então em todo país.
Segundo o coordenador Luan Alves Bomjardim, apesar das dificuldades o CAPS do nosso município tem interrompido os ciclos de múltiplas internações. Sabemos que ainda existe um logo caminho a ser percorrido, mas os primeiros passos já estão sendo dados com a construção da nova política e dos novos serviços em saúde mental.