Publicidade Davaca novo

Cão farejador ajuda PM a localizar quase 50 toneladas de maconha em bunker no Rio de Janeiro

Por Neuza em 08/04/2026 às 16:13

Cão farejador ajuda PM a localizar quase 50 toneladas de maconha em bunker no Rio de Janeiro

Apreensão é considerada recorde no Brasil - Foto: Divulgação/Polícia Militar do Rio de Janeiro

Uma operação da Polícia Militar do Rio de Janeiro resultou na apreensão de quase 50 toneladas de maconha em um bunker concretado na comunidade Nova Holanda, no Complexo da Maré, zona norte da cidade, na tarde desta terça-feira (7). A ação é considerada histórica e recorde no estado.

De acordo com as autoridades, o material foi encontrado após a equipe perceber o comportamento do cão farejador Hulck, da raça pastor belga de malinois, em uma construção que funcionava como depósito do tráfico. Ao vasculhar o local, os policiais encontraram 42.800 tabletes de maconha, além de quatro fuzis e quatro pistolas.

“Estava num bunker concretado. O cão conseguiu sentir partículas do odor e, ao verificar essa cisterna abandonada, localizamos a droga”, explicou o tenente-coronel Luciano Pedro. Ele destacou ainda a capacidade olfativa do cão, capaz de identificar drogas mesmo que estejam enterradas ou submersas.

Cão farejador ajuda PM a localizar quase 50 toneladas de maconha em bunker no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação/Polícia Militar do Rio de Janeiro

A Polícia Militar suspeita que o local servia para armazenamento e distribuição da droga para outras regiões do Rio. O transporte do material, que levou cerca de cinco horas, foi feito por quatro caminhões. Durante a operação, 26 veículos, entre carros e motocicletas, também foram recuperados. Estima-se que o prejuízo para a facção criminosa seja de aproximadamente R$ 50 milhões.

O secretário e comandante-geral da PM, coronel Sylvio Guerra, comentou em nota que a apreensão é fruto de uma ação cirúrgica, baseada em planejamento, inteligência e atuação especializada das equipes. Segundo ele, a operação é um “golpe duro ao tráfico de drogas”, realizado sem efeitos colaterais para a comunidade.

Mais de 250 policiais militares participaram da ação, incluindo unidades do Comando de Operações Especiais (COE), BOPE, Batalhão de Polícia de Choque, Recom, Batalhão Tático de Motociclistas e 22º BPM (Maré).

Fonte: Bahiaextremosul

Tags:   Apreensão é considerada recorde no Brasil
publicidade