O governo municipal de Teixeira de Freitas convocou os comerciantes da Avenida Marechal Castelo Branco para que conhecessem o projeto de padronização das calçadas do local. Estiveram presentes ao evento desta terça-feira (17) secretários municipais, o vereador Gilberto Lemes e a Deputada Estadual Maria del Carmen. O projeto, orçado em aproximadamente R$ 600 mil, é fruto da emenda parlamentar do Deputado Federal Nelson Pelegrino. A reunião foi celebrada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e os detalhes do projeto foram apresentados por membros da equipe de projetos da Prefeitura de Teixeira de Freitas.
Este projeto é fruto de uma Audiência Pública acerca da mobilidade urbana e servirá como um piloto para adequações que o Governo Municipal pretende realizar por todo o centro da cidade. Há outro projeto em fase de conclusão que contempla o trânsito da cidade. "Precisamos melhorar a mobilidade quanto a prática de se andar pela cidade”, salientou a deputada del Carmen, em palavras que foram fortalecidas pelo prefeito João Bosco, que mencionou uma mudança de concepção sobre a área urbana, que deverá devolver a cidade para o convívio entre as pessoas, "humanizar a cidade para melhorar a qualidade de vida”, disse ele.
Durante a explanação do projeto foi dito que durante a análise do espaço observou-se alguns problemas recorrentes, como o desnível entre os passeios, inclinações erradas e até mesmo erros de textura de solo. Foi mencionado que, a partir das mudanças, as calçadas da Marechal Castelo Branco passarão a ter 3,1m de largura, com área reservada para equipamento urbano, a exemplo de postes e lixeiras; espaço livre para trafego de pedestres e áreas de calçada estendidas nas esquinas, para facilitar a travessia das vias, rampas de acessibilidade, bem como outros instrumentos para este destino, também estão previstas. A Avenida Marechal Castelo Branco foi escolhida pelas dimensões que apresenta e pelo fluxo constante.
Após a apresentação houve espaço para questionamentos por parte dos comerciantes, que quiseram saber acerca da qualidade dos materiais a serem utilizados, data de obras, manutenção da limpeza e outros. O próprio prefeito João Bosco fez questão de responder que todo o material eleito para ser usado na obra foi analisado quanto a melhor adequação às necessidades da cidade e garantiu que "tudo será fiscalizado muito de perto”, assinalando a possibilidade de se eleger uma comissão para este fim; quanto as datas ele explicou que antes do final do ano será iniciado o processo de licitação e na sequência de contratações, assim sendo, as obras deverão ser iniciadas em Janeiro de 2015 e, ao tratar do assunto limpeza urbana ele pediu a colaboração dos cidadãos no que tange aos dias e horários de coleta do lixo, lembrando que recentemente a pasta responsável pela limpeza urbana alterou sua metodologia de trabalho, o que já está refletindo em áreas mais limpas por toda a cidade.
Os representantes de classe Alisson Ferreira, presidente do Sincomercio, Lizzandra Borges, membro da diretoria da CDL e o coordenador regional do Sebrae Alex Brito manifestaram-se favoráveis ao projeto e parabenizaram a iniciativa. Os três destacaram disponibilidade e parceria para "este processo de progresso e desenvolvimento” pelo qual passa o município de Teixeira de Freitas.