
A Prefeitura de Teixeira de Freitas está executando obras de pavimentação e drenagem na Rua Agropecuária, no bairro Monte Castelo, e na Rua Ipiranga, conhecida como Ladeira do Santa Rita. As intervenções buscam melhorar a infraestrutura urbana, facilitar a circulação de veículos e pedestres e reduzir problemas causados pelo escoamento das águas da chuva.

Na Rua Agropecuária, a obra contempla 2.167,20 m² de pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), ao longo de um trecho de 252 metros. O projeto também inclui a implantação de 140 metros de tubulação para drenagem pluvial, três poços de visita e seis bocas de lobo, estruturas responsáveis por captar e conduzir a água da chuva para a rede subterrânea.

Já na Rua Ipiranga, a pavimentação está em andamento em um trecho de 90 metros de comprimento por sete metros de largura. O projeto prevê ainda a implantação de 180 metros de meio-fio, construção de calçadas nos dois lados da via e instalação de 160 metros de guarda-corpo para aumentar a segurança dos pedestres.

Antes da pavimentação da Ladeira do Santa Rita, foram construídas duas escadas hidráulicas, uma em cada lateral da via. As estruturas ajudam a reduzir a velocidade da água da chuva em razão do declive acentuado do terreno, direcionando o fluxo até o córrego e contribuindo para prevenir a erosão do solo.

As intervenções integram as ações de infraestrutura urbana do município, com foco na melhoria das condições de mobilidade, no escoamento das águas pluviais e na segurança de moradores e demais pessoas que utilizam as vias diariamente.
