O Gads (Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social) resgatou nesta última quinta-feira (04) um bicho-preguiça na área urbana de Itamaraju, que foi devolvido imediatamente ao seu habitat natural. O mamífero foi encontrado no final da tarde por moradores da cidade.
O bicho-preguiça, adulto, tentava atravessar a BR-101, no bairro Várzea Alegre, mas foi capturado para não correr o risco de ser atropelado. Os moradores acionaram o Gads, que fez o resgate do animal.
O animal foi conduzido pelos ambientalistas Josimar Santos e Vinícius Borges ao Parque Nacional do Descobrimento, às margens da rodovia Prado-Itamaraju, onde foi devolvido à floresta. “O Parque Nacional é o melhor local para fazer essa devolução, porque aqui o bicho está de volta ao seu habitat natural”, comentou Vinicius.
Informou Josimar Santos que o bicho-preguiça não apresentava nenhum tipo de ferimento, o que possibilitou a sua imediata soltura na floresta. “Quando o animal resgatado apresenta algum tipo de lesão pode ser proveniente de cativeiro doméstico, e a gente precisa acionar o Centro de Triagem de Animais Silvestres, do Ibama, em Porto Seguro, mas esse não foi o caso, já que o bicho se encontrava bem de saúde”.