Foto: Eduardo Menezes | UFRN
A Bahia registrou cinco tremores de terra ao longo de setembro de 2024, conforme o boletim sísmico divulgado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). As ocorrências, com magnitudes entre 1,5 e 2,2 na escala Richter, foram de baixa intensidade, sem causar danos significativos.
Os tremores foram registrados nas seguintes datas e locais:
- 02 de setembro: Tapiramutá (1,9 mR)
- 07 de setembro: Jacobina (2,0 mR) e Cansanção (2,2 mR)
- 19 de setembro: Gandu (1,8 mR)
- 21 de setembro: Jaguarari (1,5 mR)
No Nordeste como um todo, foram registrados dez tremores em setembro, incluindo Riachuelo, no Rio Grande do Norte, Caruaru (três tremores), em Pernambuco, e Viçosa, no Ceará.
Apesar de a Bahia não ser conhecida por uma alta atividade sísmica, tremores de baixa magnitude são relativamente comuns na região. A escala Richter, usada para medir esses eventos, é logarítmica, ou seja, cada ponto adicional na escala representa um aumento de dez vezes na potência do tremor.
O LabSis/UFRN, responsável por monitorar a atividade sísmica na região, reforça a importância de estar atento aos boletins e seguir orientações de segurança, como buscar abrigo em locais seguros durante um tremor e evitar ficar próximo a objetos que possam cair.