Em uma reunião que aconteceu na manhã deste sábado, 23 de janeiro, no gabinete do prefeito de Teixeira de Freitas, o Secretario de Esportes e Lazer, Fernando Mello, de Segurança e Cidadania, Coronel Calheiros, do Comandante da 87° CIPM, Major Magalhães, apresentaram aos integrantes da Força Nacional, o percurso do revezamento da Tocha Olímpica que passará por Teixeira de Freitas no mês de maio.
A passagem da Tocha Olímpica por Teixeira de Freitas foi definido pelo Comitê Organizador dos jogos Olímpicos Rio 2016, e das 26 cidades baianas por onde a tocha vai passar, Teixeira será uma delas. A chegada da peça simbólica está prevista para 19 de maio de 2016, em Teixeira de Freitas, mas a ordem do percurso só foi decidido na manhã deste sábado (23)O percurso em solo teixeirense será de cerca de 6,5 quilômetros. Revezamento da Tocha será feito por desportistas e autoridades teixeirenses, ao todo, 30 pessoas participarão do revezamento.
A Tocha Olímpica
O lançamento da tocha olímpica representa, também, um novo capítulo para a milenar história do objeto. Sua chama remete aos primórdios dos Jogos, no século 8 a.C.: os gregos da Antiguidade consideravam o fogo um elemento divino e mantinham chamas sempre acesas em frente a seus principais templos – como o santuário de Olímpia, que recebia as competições esportivas.
Atualmente, após o acendimento em Olímpia, a tocha percorre cidades da Grécia por alguns dias até chegar à capital Atenas, de onde ela é transportada até o país-sede dos Jogos Olímpicos de Inverno ou de Verão. No país, a tocha passa pelas mãos de milhares de carregadores em diversas cidades e pontos icônicos, arregimentando uma multidão de espectadores. O destino da tocha é o estádio da cerimônia de abertura dos Jogos, onde a chama acende a pira Olímpica e marca o início oficial do evento.
Revezamento
O revezamento começa 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 em Olímpia, na Grécia. De lá, a chama Olímpica viaja até o Brasil, onde começa a trilhar o seu caminho rumo ao Rio de Janeiro, sua parada final. A essência do revezamento é passar a chama Olímpica de um condutor da tocha para outro, envolvendo todo o país no clima dos Jogos.