Vídeo reproduzido das redes sociais mostra o momento do atentado
Na tarde deste domingo, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sofreu um atentado enquanto participava de um evento público em Nova York. O ataque, que ocorreu por volta das 15h, deixou o país em estado de choque e provocou uma onda de reações de líderes mundiais.
De acordo com testemunhas, Trump estava discursando em um comício quando um indivíduo armado conseguiu furar o bloqueio de segurança e disparar vários tiros na direção do ex-presidente. Trump foi imediatamente levado para um hospital próximo, onde está sendo tratado. Informações preliminares indicam que seu estado é estável, mas ele sofreu ferimentos graves.
Video reproduzido das redes sociais mostra o atirador morto em cima de um telhado
O suspeito, identificado como John Doe, foi rapidamente detido pelos agentes do Serviço Secreto e está sob custódia para interrogatório. As motivações por trás do ataque ainda não foram confirmadas, mas fontes próximas à investigação sugerem que Doe tinha um histórico de distúrbios mentais e já havia feito ameaças contra Trump nas redes sociais.
Foto: AP Photo/Evan Vucci - G1
O presidente Joe Biden expressou solidariedade a Trump e sua família, condenando o ataque como um "ato de violência inaceitável". "Nossos pensamentos e orações estão com o ex-presidente Trump e sua família. A violência política não tem lugar em nossa sociedade, e as autoridades estão trabalhando incansavelmente para garantir que os responsáveis sejam levados à justiça", disse Biden em um comunicado oficial.