No artigo desta semana que faz parte do Agosto Black, o especialista em tratamento da coluna, Dr. Leonardo Felipe da Clinica da Coluna e Dor (Center Físio), explica que a coluna vertebral é submetida a esforços contínuos durante todo o dia. Ela suporta o peso corporal durante os nossos movimentos de caminhada, agachamento e corrida. As principais forças que atuam na coluna são a compressão e a distração, sendo a carga compartilhada pelas diferentes estruturas de sustentação (vértebras, discos, articulações e musculatura). Alterações posturais, ou desvios posturais, são alterações na coluna vertebral representadas por desvios anormais ou acentuação de curvaturas normais (nas regiões torácica e lombar) já existentes ou pelo aparecimento de curvaturas novas. As alterações (desvios) de postura podem ser causadas por maus hábitos posturais, desequilíbrios musculares e encurtamento de tecidos moles. As deformidades posturais mais comuns são:
1. Cabeça deslocada para frente, ocasionando um posicionamento anterior do pescoço.
2. Hipercifose (curvatura da coluna torácica no sentido côncavo, quando olhada lateralmente) de determinado segmento vertebral.
3. Hiperlordose (curvatura da coluna torácica no sentido convexo, quando olhada lateralmente) de determinado segmento vertebral.
4. Escoliose, classificada como uma curvatura lateral dos segmentos vertebrais.
Estas anomalias podem gerar deformidades compensatórias nas estruturas periféricas (braços e pernas), porque o sistema músculo-esquelético está interligado e pode levar a alterações no tecido ósseo, fazendo com que grande parte dos pacientes apresentem quadros álgicos (de dor) associados à má postura.
Dr. Leonardo Felipe afirma que as alterações posturais podem ser prevenidas por meio de exercícios físicos que visem reforçar a musculatura paravertebral, buscando sempre manter a postura correta.
Dr Leonardo Felipe tem Formação Internacional em Coluna e Dor - Membro Titular Escola Brasileira de Quiropraxia IBRAQUI e Osteopatia IBO
Atendimento e avaliação - Center Fisio. Clinica da Coluna e Dor. Av. Brasil nº 149, de segunda a sexta feira, das 08 às 20 horas e aos sábados de 08 ao meio dia. Tel. (73) 99936-2928.