Publicidade Davaca novo

Árvores da Avenida Getúlio Vargas estão morrendo

Árvores da Avenida Getúlio Vargas estão morrendo

Por Neuza em 21/07/2017 às 12:14


A arborização das cidades constitui-se em um elemento de vital importância para a melhoria da qualidade de vida da população, seja em grandes centros urbanos quanto em pequenas cidades. Com suas características, são capazes de controlar muitos efeitos adversos do ambiente urbano, contribuindo para uma significativa melhoria na qualidade de vida. No entanto, a arborização necessita, como qualquer outra atividade, de atenção e cuidados da população e de profissionais competentes e bem treinados para a sua realização.

Várias árvores que compõem a arborização da Avenida Getúlio Vargas estão morrendo, isso vem chamando nossa atenção e fomos procurar respostas para o fenômeno que começou desde que as árvores foram podadas na gestão passada.

Quem trafega pela Getúlio Vargas sentido Medeiros Neto pode observar que várias árvores estão secas, algumas inclusive,  já foram cortadas, como aconteceu na semana passada em frente a Unidade de pronto Atendimento (UPA).

Procuramos o secretário de meio ambiente Sr. Marcelo Matos que prometeu fazer um estudo pra verificar o que está ocasionando a morte das árvores, mais ainda não obtivemos a resposta,

Também estivemos na secretaria de agricultura e lá conversamos com Cássio Farias, ele nos explicou que esteve dando uma olhada no troco das árvores, e ficou constatado que a morte está sendo causada por um besouro que ataca o cerne da planta, esse inseto é conhecido com broca, insetos perfuradores e causadores de danos em árvores e palmeiras, vivas ou mortas.

Em áreas urbanas, as coleobrocas são mais frequentemente encontradas infestando madeiramentos, bem como árvores e palmeiras residenciais e viárias, sejam em ruas, praças e jardins, causando danos diretos (consumo e destruição gradual do tecido vegetal) ou indiretos (veiculando fungos ou nematoides causadores de doenças às plantas vivas).

 Cássio explicou que as árvores infectadas por brocas não podem ser salvas e, ele acredita, que muitas estão infestadas pelos insetos. A única solução para recuperar a beleza das da Getúlio Vargas é o plantio de outras árvores.

Fonte: Neuza Brizola

Tags:   Teixeira árvores gGétúlio Vargas
publicidade