A Prefeitura de Medeiros Neto deu início na tarde de ontem, 15 de fevereiro, à retirada de uma árvore que se encontra em área pública, próxima à ponte que liga o Centro da cidade ao bairro São Bernardo, devido ao perigo que a mesma estava apresentando para a população. A árvore foi avaliada pela Defesa Civil, pela Secretaria de Meio Ambiente e pelo Corpo de Bombeiros Militar.
Há que se ressaltar que a aludida árvore chegou a estas condições devido a uma obra irregular de um estabelecimento comercial, que perfurou com canos galvanizados esta e outra árvore próxima, transpassando seus vasos condutores de seiva, para afixar suporte de antenas parabólicas, com fins comerciais, causando a morte parcial da árvore, que soltava seus galhos na medida que ia apodrecendo, colocando a população em risco.
Esta obra irregular foi o estopim para o comprometimento das árvores locais. Além de estar localizada em Área de Preservação Permanente. A obra infringiu o art. 188 do Código de Postura do Município, que versa sobre a proibição expressa de danificação a árvores e arbustos nos logradouros, jardins e parques públicos.
Inclusive, a mesma já foi motivo de intervenção por parte de ONGs e até mesmo objeto de ação judicial. Conforme declaração da ONG VIPAL, o “proprietário sempre desrespeitou a questão ambiental e juízes”.
Logo, com base no exposto é possível perceber que a retirada desta árvore se tornou imprescindível para resguardar a segurança da população.
A ONG VIPAL fez uma representação junto ao Ministério Público, que gerou uma Ação Civil Pública, com Processo nº 0000866-08.2008.8.05.0165, na comarca de Medeiros Neto-BA.