Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 15/03/2019 às 10h27min

Tudo o que você precisa saber sobre desodorantes e antitranspirantes

Saiba como esses produtos funcionam e conheça opções naturais para evitar o mau cheiro nas axilas.
compartilha nas redes sociais:
Guilherme de Souza

A maioria de nós, homens, achamos que, fora seus perfumes e preços, são todos iguais. Estamos errados. Muita coisa muda de um antitranspirante para um desodorante. Um serve mais para evitar a produção de suor enquanto o outro tem mais utilidade no combate ao mau cheiro. As diversas funções, no entanto, são somente a ponta do iceberg de suas diferenças. Mas antes de entrarmos a fundo na questão, precisamos entender como surge o mau cheiro nas axilas.

Desodorantes inibem a proliferação da bactéria causadora do mau odor; antitranspirantes diminuem a transpiração

A origem do odor

O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas e, naturalmente, não possuem mau cheiro. Existem dois tipos de glândulas sudoríparas: as écrinas e as apócrinas. As glândulas écrinas estão presente em maior quantidade no corpo humano e secretam um líquido mais aquoso que o expelido pelas glândulas apócrinas. Em menor quantidade, as glândulas apócrinas estão mais concentradas nas axilas, contorno dos mamilos, ânus e virilha. Em comparação com a apócrinas, as glândulas écrinas liberam mais lipídios e proteínas em seu suor, que o torna mais atrativo para as bactérias presentes no nosso corpo – principalmente as do gênero Staphylococcus, como a Universidade de Nova York descobriu recentemente.

O suor cheira mal? Na realidade, não. O que causa o odor são as bactérias que dele se alimentam

Além do suor, a baixa luminosidade nas axilas também facilita a proliferação dessas bactérias. Porém, não são as bactérias, que por si só, provocam o mau odor. Mas sim os ácidos graxos liberados pela ação delas. 


#Desodorante

Implicitamente seu nome explicita sua função: o produto foi criado para desodorizar, ou seja, tirar aquele mau cheiro, o famoso "cecê". Além do álcool e do cheirinho, os desodorantes contêm triclosano em sua fórmula. Triclosano é um bactericida que inibe a proliferação das bactérias causadoras do mau cheiro. 


Cuidado com o álcool. "Como o álcool é uma substância irritativa, quem tiver pele sensível ou que acabou de passar por procedimentos a lazer ou depilação pode ter uma resposta exacerbada”, afirma a dermatologista Natally de Oliveira. A médica também alerta que quando a região que quando exposta ao sol, aumentam as chances de aparecer manchas nas regiões que o desodorante foi aplicado.


#Antitranspirante

Como explicado anteriormente, os antitranspirantes têm a função de diminuir a sudorese. Para isso, em sua composição há altas concentrações de substâncias à base de alumínio – como o cloridrato de alumínio – que, ao entrarem em contato com a pele, temporariamente fecham os dutos das glândulas sudoríparas. Apesar dos antitranspirantes à base de alumínio serem eficientes, muitas pessoas são alérgicas a essas substâncias e sofrem com coceiras e irritações ao usarem tais produtos. 


#Desodorante antitranspirante

Por conta das diferentes funções que os desodorantes e o antitranspirantes apresentam, ultimamente as empresas de higiene estão produzindo produtos que condensam a função de ambos em um só produto: o desodorante antitranspirante.

imagem

Superproteção: antitranspirantes desenvolvidos para pessoas com hiperidrose chegam a ter efeito 

que se prolongam por até 5 dias


Superantitranspirantes

E você achando que antitranspirante com ação de 24 horas durava muito...

Muito usado por pessoas com hiperidrose, alguns antitranspirantes chegam a ter duração de até 5 dias. Geralmente sem cheiro, eles possuem, basicamente, as mesmas substâncias que aquelas presentes nos antitranspirantes convencionais, com uma diferença: a concentração dos componentes de alumínio, que segundo a dermatologista Natally de Oliveira, são os responsáveis por obstruir a saída de suor de dentro das glândulas sudoríparas.

Apesar de serem mais caros (podem variar de 70 a 150 reais), eles podem ser comprados sem prescrição médica por qualquer pessoa, já que o mesmo não possui efeitos colaterais.

Já se chegou a especular que o alumínio presente na composição dos antitranspirantes provocasse alguns típos de câncer. Entretanto, nenhum estudo comprovou tal alegação. Há algum tempo atrás, a ANVISA publicou uma nota em seu site desmitificando o tema.



Seção Natureba

# Bicarbonato de sódio

Sim, aquele mesmo que sua mãe usa na cozinha. Como os compostos de alumínio, o bicarbonato de sódio tem a função de evitar a transpiração quando aplicados na pele.


# Desodorante de cristal

O favorito dos veganos! Apesar de ser chamado de “desodorante”, em sua maioria, eles não possuem cheiro, no entanto, evitam a proliferação das bactérias. Sem compostos de alumínio e triclosano, eles prometem manter seus usuários secos  por até 24 horas. E apesar de serem  mais caros – variam de 40 a 80 reais -, por serem bem mais sólidos que os desodorantes usuais, eles chegam a durar até um ano.

Cheiro nas axilas Desodorantes Antitranspirantes

Veja também HOMEM

Universidades vão ajudar na recuperação da bacia do Rio Doce

Universidades vão ajudar na recuperação da bacia do Rio Doce

Prefeito Silvio Ramalho inaugura as novas instalações do Hospital de Caravelas

Prefeito Silvio Ramalho inaugura as novas instalações do Hospital de Caravelas

Juros do rotativo do cartão de crédito cai para 298,6% ao ano em abril

Juros do rotativo do cartão de crédito cai para 298,6% ao ano em abril

Thúlio Milionário, o 'cantor beijoqueiro', contagia o público no 31º Arraiá do Água Fria

Thúlio Milionário, o 'cantor beijoqueiro', contagia o público no 31º Arraiá do Água Fria

Últimas publicações