Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 08/11/2019 às 14h06min

Reabre a partir de hoje visitação ao Parque Nacional de Abrolhos

Anúncio da reabertura foi feito na quinta-feira (7). Chefe da unidade confirmou nesta sexta que parque já está aberto, esperando a chegada dos visitantes.
compartilha nas redes sociais:
G1

Parque Nacional dos Abrolhos foi reaberto nesta sexta-feira — Foto: rede globo

Parque Nacional dos Abrolhos foi reaberto nesta sexta-feira — Foto: rede globo

Foi reaberto para visitações, na manhã desta sexta-feira (8), o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, localizado na região sul da Bahia. A informação foi confirmada por Fernando Repinaldo Filho, chefe da unidade.

Ainda segundo ele, os primeiros passeios estão previstos para chegar ao local por volta das 8h.

visitação ao local estava suspensa desde o dia 3 de novembro. Um dia após as manchas atingirem a região.

A previsão de reabertura do parque era o dia 14 de novembro, entretanto, na quinta-feira (7), Repinaldo informou que os fragmentos de óleo encontrados em todas as ilhas reduziram-se a poucas gramas e que não foi encontrada nenhuma quantidade significativa no mar na região do Arquipélago dos Abrolhos. Por isso a reabertura foi antecipada.

Ainda de acordo com Repinaldo, também não foi constatado nenhum impacto negativo direto à fauna e flora no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Com isso, a partir desta sexta, fica autorizada a realização do serviço de visitação embarcada, mergulho autônomo e trilhas no Arquipélago dos Abrolhos.

Região de Abrolhos, na Bahia. — Foto: Manu Dias/GOVBA

Nesta última terça-feira (5), no entanto, foi anunciada a prorrogação da suspensão das visitas até o dia 14. A decisão, segundo ele, tinha sido tomada para "garantir o máximo empenho das equipes envolvidas nos esforços de prevenção, controle e remoção do óleo, bem como a necessidade de minimizar ao máximo riscos à saúde de visitantes".