Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 26/02/2019 às 15h51min

Menopausa: entenda como a atividade física pode ajudar

compartilha nas redes sociais:
Anderson Firmino

Momento delicado para as mulheres, a chegada da menopausa traz uma série de sensações. Uma grande aliada é capaz de fazer as consequências dessa fase serem atenuadas: a prática de atividade física. 

É uma ótima estratégia para queimar gordura e melhorar o humor, mas não só isso. A atividade física traz benefícios como a diminuição do risco de doenças cardíacas, fortalece os ossos, combate as mudanças bruscas de humor e também o nervosismo e a insônia, tão comuns dessa fase.

A atividade física regular libera ainda endorfinas na corrente sanguínea, promovendo o bem-estar físico e emocional, contribuindo para que a mulher fique mais confortável e confiante.

Regularidade

Para aproveitar todos estes benefícios, contudo, é indicado fazer exercícios, pelo menos, duas vezes por semana com duração de 1 hora ou diariamente durante 30 minutos, numa intensidade que seja capaz de aumentar os batimentos cardíacos.

Exemplos de exercícios recomendados:

Caminhada

Pode ser realizada perto de casa, na esteira da academia ou na beira da praia ou lago. Ela estimula a reposição óssea e preserva a elasticidade das artérias e ainda queima calorias.

Hidroginástica

Trabalha todo o corpo e não causa lesões nas articulações. Além disso, não é preciso ficar se incomodando com o suor, já que a água refresca o tempo todo.

Dança

As aulas melhoram a coordenação motora e a noção de espaço, além de promover o bem-estar e a socialização. As aulas de Zumba nas academias também são uma boa opção para manter o corpo ativo.

Pilates

Os exercícios com colchão são excelentes para aumentar a flexibilidade e manter os músculos bem durinhos. Além disso, as aulas são mais tranquilas e não promovem tanto a transpiração - os exercícios ainda ajudam a melhorar a força dos músculos do pavimento pélvico, combatendo e prevenindo a incontinência urinária, melhorando a libido e o contato íntimo.

Musculação

Excelente opção para fortalecer os músculos e os ossos, que tendem a ficar mais frágeis e quebradiços nessa fase da vida da mulher. Além disso, os exercícios podem ser adaptados e realizados de forma mais lenta, para diminuir as ondas de calor da menopausa.

Atividade física Ajuda Menopausa

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também MULHER

Corpo é encontrado dentro de rio próximo a conjunto habitacional em Itamaraju, veja vídeo

Corpo é encontrado dentro de rio próximo a conjunto habitacional em Itamaraju, veja vídeo

Inscrições em creches municipais começam na próxima segunda-feira (18)

Inscrições em creches municipais começam na próxima segunda-feira (18)

Fiscalização apreende mais de 6t de defensivos agrícolas ilegais no PR

Fiscalização apreende mais de 6t de defensivos agrícolas ilegais no PR

Batida entre dois trens deixa 47 feridos em Salvador

Batida entre dois trens deixa 47 feridos em Salvador

Últimas publicações