Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 22/05/2019 às 21h47min

Ibirapuenses participam de Mutirão de Hanseníase

compartilha nas redes sociais:
Bahiaextremosul / Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibirapuã, participou nos dias 21 e 22 de maio (terça e quarta feira) do mutirão dermatológico para identificação de possíveis casos de hanseníase, o mutirão é ofertado pelo laboratório Navartis através de uma parceria com o Governo do Estado da Bahia. O objetivo é alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença, incentivar a procura pelos serviços de saúde, diagnosticar possíveis casos e encaminhar para tratamento.

O mutirão foi realizado em todo Extremo Sul da Bahia, as cidades foram divididas por polos e Medeiros Neto sediou o polo que recebeu as cidades de Ibirapuã, Lajedão, Vereda e Itanhém. Ao todo foram atendidos 130 pacientes dos municípios citadas.

A Secretária Municipal de Saúde Andrea Carmona, lembra a importância desse trabalho para garantir saúde de qualidade a população, através do cuidado, da prevenção e capacitação dos profissionais. E ressalta ainda o apoio da gestão para que iniciativas como esta sejam realizadas com sucesso. “Quero agradecer o apoio do Prefeito Calixto Ribeiro, que não mede esforços para que iniciativas como esta sejam realizadas, garantido mais saúde e qualidade de vida para nossa população, também agradeço o trabalho dos funcionários e a participação efetiva do nosso povo. Juntos vencemos mais uma etapa e Ibirapua brilhou em mais um mutirão de saúde”. Diz a Secretária.

Durante o Mutirão Houve capacitação de médicos e enfermeiros. E também atividades de educação em saúde com farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos e nutricionistas, garantido aos profissionais maior aprendizado na área.

Para o Prefeito Calixto Ribeiro, a saúde é prioridade da gestão, o cuidado com as pessoas é o importante. “A Saúde é minha prioridade, é do cuidado com as pessoas que vem a minha satisfação e por isso buscamos trabalhar sempre mais e oferecer saúde de qualidade para população”. Diz o gestor e aproveita para agradecer o empenho e dedicação da Secretaria Municipal de Saúde em executar o cuidado com o povo Ibirapuense.

A hanseníase é doença infectocontagiosa crônica, causada pelo Mycobacterium leprae, e é potencialmente incapacitante se não diagnosticada precocemente. Ela acomete principalmente pele e nervos periféricos, mas pode comprometer outros órgãos, principalmente em estágios mais avançados. Pode causar esterilidade, cegueira, deformidades ósseas e articulares e até mesmo o óbito, em alguns casos. Os primeiros sinais e sintomas da hanseníase podem ser manchas, sensação de formigamento, ou apenas áreas da pele dormentes.

Mutirão da Hanseníase Ibirapuã

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também SAúDE GERAL

Boxeador russo morre após sofrer lesões cerebrais em luta

Boxeador russo morre após sofrer lesões cerebrais em luta

Cantor está internado há duas semanas com ereção permanente

Cantor está internado há duas semanas com ereção permanente

Quatro pessoas morrem em acidente na BR 101, na Bahia

Quatro pessoas morrem em acidente na BR 101, na Bahia

Acusado de estupro é preso por força de mandado de prisão em Teixeira de Freitas

Acusado de estupro é preso por força de mandado de prisão em Teixeira de Freitas

Últimas publicações