Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 14/05/2019 às 10h29min

Ibirapuã sedia encontro dos CREAS da região do Extremo Sul

compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola / Ascom

“Há algum tempo nos deparamos com um senhor já idoso morando em estado crítico, a casa estava a ponto de cair, a aparência totalmente descuidado, barba grande, roupas sujas, não tinha documentos, em total estado de abandono. Intervimos, tomamos todas as medidas cabíveis com o apoio da prefeitura e hoje ele está totalmente integrado a sociedade novamente, é uma nova pessoa, irreconhecível. Esse é só um dos tantos casos de sucesso que o CREAS conseguiu intervir e mudar a vida de pessoas, ”conta a coordenadora do CREAS de Ibirapuã Mônica Reis de Souza.

O relato foi apresentado na Secretaria Municipal de Assistência Social durante o Encontro entre os Centros de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS dos municípios de Ibirapuã, Lajedão, Vereda e Jucuruçu. O evento voltado para os profissionais atuantes nos Creas desses municípios, foi solicitado pela superintendência de Assistência Social – SAS e contou com a presença da Socióloga e Técnica de Referência de Acompanhamento dos CREAS na Bahia, Gersivania Chaves. “Buscamos trazer um apoio técnico, orientações sobre o plano de atendimento socioeducativo, de como precisa ser elaborado pelos município, sobre a nova lei 3.431/17 que trata do procedimento de atendimento as vítimas, ou seja, como proceder, como articular para melhor atender essas crianças e adolescentes e suas famílias em situação de violência. Também poder ouvir as equipes, suas dificuldades, suas metas e os objetivos alcançados,” relatou Gersivania Chaves.

O objetivo do encontro é a troca de experiências a partir da apresentação do trabalho de cada equipe no acompanhamento das famílias e/ou indivíduos no âmbito PAEFI – Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos em Situação de Violação de Direitos. Além disso, o encontro visa também oportunizar espaço para esclarecer dúvidas e/ou dificuldades que as equipes tem vivenciado no cotidiano do trabalho, relatos de experiências de sucesso em relação a articulação de rede, mobilização social e afins.

Para a Secretária de Assistência Social, Leda Pinho é motivo de alegria o município ser escolhido para uma capacitação de CREAS. “Hoje tenho certeza que a parte técnica da secretaria vai estar muito mais qualificada, a vinda de um técnico de Salvador para capacitação e discursão com os municípios menores é muito importante e só acrescenta no desenvolvimento do nosso trabalho. Para municípios menores que ficam a tantos quilômetros de distância da capital é muito difícil o deslocamento de toda a equipe para uma capacitação, por isso considero muito importante esse evento, onde toda a equipe participa e sendo uma quantidade menor de municípios juntos é bem mais proveitoso para todos,” narra Leda que ainda agradeceu o apoio do Prefeito Calixto que não mede esforços para o avanço do município e realização de mudanças na vida das pessoas. O encontro reuniu toda a equipe do CREAS, como psicólogas, Assistente Social, Secretária de Assistência Social, Coordenadoras e Assistência Jurídica dos municípios.

O trabalho do CREAS no município de Ibirapuã tem sido muito importante no combate e proteção dos direitos de crianças, adolescentes, idosos e pessoas em condições de vulnerabilidades. Em relato a coordenadora Mônica Reis de Souza, a assistente social Nilcilene Fontes Andrade de Castro Alves e a psicóloga Elizete Rodrigues de Oliveira, contaram que dentre tantos casos que chegam até o CREAS alguns deixam elas muito felizes, pois ver as pessoas sendo cuidadas e tendo suas vidas e dignidade restauradas é algo muito gratificante. “Todos os dias chegam até nós inúmeros casos, e buscamos sempre dar o suporte, o apoio e os cuidados necessários as essas pessoas, que tem suas vidas afetadas de forma tão bruscas. São casos de abuso sexual contra menores, contra idosos, abandonos de familiares, extorsão e tantos mais que nos deparamos todos os dias, mas a alegria de poder ajudar e ver a superação dessas pessoas é a recompensa do nosso trabalho. Descreveu a equipe do CREAS Ibirapuã.

A implantação do CREAS no município de Ibirapuã foi uma iniciativa da gestão do Prefeito Calixto Ribeiro e é um dos motivos de orgulho para o prefeito. “Implantar o Creas foi uma iniciativa muito acetada que fizemos no nosso governo para atender a necessidade de quem mais precisa, porque essas pessoas que já tem seus direitos violados o Creas é um amparo a mais para que elas se restabeleçam na vida e isso é cuidar de pessoas, que é o que mais gosto de fazer,” disse o Prefeito Calixto Ribeiro.

Encontro dos CREAS Ibirapuã

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também SAúDE GERAL

Estudantes podem se inscrever no programa Mais Estudo até sexta-feira

Estudantes podem se inscrever no programa Mais Estudo até sexta-feira

Bairro São Lourenço receberá segunda etapa do mutirão de limpeza do Projeto Cidade Limpa nesta sexta (30)

Bairro São Lourenço receberá segunda etapa do mutirão de limpeza do Projeto Cidade Limpa nesta sexta (30)

Funcionário da UPA é detido pela PM com pistola 380

Funcionário da UPA é detido pela PM com pistola 380

Nova droga mostra eficácia no tratamento de câncer cerebral infantil

Nova droga mostra eficácia no tratamento de câncer cerebral infantil

Últimas publicações