Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 01/10/2019 às 20h41min

Grêmio e Flamengo disputam vaga para final da Libertadores

Após 35 anos, equipes voltam a reeditar semifinal continental.
compartilha nas redes sociais:
Fábio Lisboa

Grêmio e Flamengo começam a decidir na Arena do Grêmio nesta quarta (2), a partir das 21h30, uma vaga para a final da atual edição da Copa Libertadores. Este não é um confronto inédito, pois há 35 anos as equipes já duelaram pelo direito de decidirem a competição.

No ano de 1984 a Libertadores tinha uma forma de disputa diferente. Naquela oportunidade, Grêmio, Flamengo e Universidad de Los Andes (Venezuela) disputaram um triangular em jogos de ida e volta para alcançarem a decisão. A vaga ficaria com quem tivesse mais vitórias.

Renato jogador

Com vitórias dos brasileiros sobre o time da Venezuela, a vaga seria decidida nos confrontos diretos entre Flamengo e Grêmio. Jogando em Porto Alegre, os gaúchos venceram por 5 a 1. Já no Maracanã o time carioca triunfou por 3 a 1. Para definir o classificado foi realizada uma terceira partida, mas em São Paulo. O resultado foi um empate sem gols. E a classificação foi para o Grêmio, que terminou com o melhor saldo de gols.

O atual técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, foi figura importante naquela decisão, mas no papel de jogador. Ele marcou um gol na vitória gaúcha por 5 a 1. Contudo, na final da competição os gaúchos acabaram superados pelo Independiente, da Argentina.

Classificação flamenguista

Porém, quando se consideram os confrontos entre Grêmio e Flamengo em mata-matas é que se percebe o equilíbrio do jogo desta quarta. As duas equipes já se encontraram em 12 oportunidades em jogos eliminatórios, seja em partidas do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e competições organizadas pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). E são 6 classificações para cada lado.

O último Flamengo e Grêmio em mata-matas foi no ano passado pelas quartas-de-final da Copa do Brasil. A partida de ida, realizada em Porto Alegre, terminou em empate em 1 a 1. Na volta o rubro-negro garantiu a classificação com uma vitória de 1 a 0 no estádio do Maracanã.

Participações na Libertadores

Ao lado de Palmeiras e São Paulo, o Grêmio é um dos times brasileiros com mais participações na Libertadores, são 19 ao todo. Esta é a décima oportunidade na qual os gaúchos alcançam a semifinal, com cinco finais disputadas. Destas decisões, a equipe de Porto Alegre já garantiu 3 títulos.

Já o Flamengo conta com menos participações na competição, são 15. Esta é a quarta semifinal do time carioca. E a única vez na qual alcançou a decisão, em 1981, ficou com o título.

Diante deste retrospecto a expectativa é de um jogo muito equilibrado, que vai ser definido nos detalhes.

Você acompanha o primeiro jogo da semifinal entre Grêmio e Flamengo nesta quarta a partir das 21h10 na Rádio Nacional (1.130 AM).

Disputa de vaga Final da Libertadores

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também ESPORTE GERAL

87ª CIPM recepciona o Senhor Osair Nascimento representando a classe de professores da Cidade de Teixeira de Freitas

87ª CIPM recepciona o Senhor Osair Nascimento representando a classe de professores da Cidade de Teixeira de Freitas

Segunda edição da Feira de Artesanato movimenta final de semana em Teixeira de Freitas

Segunda edição da Feira de Artesanato movimenta final de semana em Teixeira de Freitas

Escola de Posto da Mata se mobiliza para ajudar atletas a participar de campeonato de Karatê em São Paulo

Escola de Posto da Mata se mobiliza para ajudar atletas a participar de campeonato de Karatê em São Paulo

Quarteto é conduzido com quase 20 quilos de drogas

Quarteto é conduzido com quase 20 quilos de drogas

Últimas publicações