Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 11/02/2019 às 11h13min

Dossiê do coletor menstrual: Tudo o que você precisa saber sobre ele

compartilha nas redes sociais:
Korin Miller

Se você chegou até aqui, posso imaginar o que está pensando: coletor menstrual não parece ser algo muito convencional. Contudo, além de evitar o desperdício de absorventes, ele é considerado por muitas mulheres um objeto mais prático para aqueles dias. Em contrapartida, seu uso exige que você seja mais íntima de sua vagina.

Não há problema em admitir que você não sabe muito sobre coletores menstruais. Mas se você está interessada em experimentar, este manual lhe dará cobertura.

Primeiro, algumas noções básicas sobre coletor menstrual

O coletor menstrual é um dispositivo em forma de copo flexível que você usa dentro de sua vagina enquanto está menstruada. Ele coleta o sangue menstrual e você o despeja a cada oito a 12 horas, de acordo com a Planned Parenthood. Vale lembrar que esse tempo é menor do que a frequência com que você trocaria um absorvente interno ou normal.

Os coletores costumam ser feitos de silicone ou borracha, e há a opção de serem reutilizáveis ou descartáveis. No caso dos reutilizáveis, apenas certifique-se de lavá-los na pia antes de colocá-los de volta.

Eles também possuem diferentes formas e tamanhos – e é normal as mulheres terem uma opinião diferente sobre quais são os mais confortáveis, de acordo com sua própria anatomia. Por esse motivo, é possível que você precise experimentar alguns para encontrar aquele para chamar de seu. O que deve ser levado em conta nessa hora é que, uma vez inserido na vagina, você não deve senti-lo.

Como exatamente se usa um coletor menstrual?

Mais uma vez, você vai precisar ficar amiga de sua vagina. Qualquer coletor que você comprar virá com muitas instruções sobre a inserção e remoção, assim como cuidado e lavagem, além de maneiras de solucionar problemas comuns.

“O uso de coletores menstruais tem uma curva de aprendizado, como qualquer outra coisa”, diz Jyothi Parapurath, MD, obstetra e ginecologista no Caremount Medical Group (EUA). Ela explica que o copinho é dobrado e inserido na vagina, onde ele se acomoda contra as paredes vaginais e coleta seu sangue, idealmente sem qualquer vazamento.

Até agora, tudo bem. Mas e quando é hora de esvaziá-lo?

Você vai precisar sentar-se no banheiro para esta parte. Com o dedo indicador, aperte a lateral do copo para desfazer o vácuo que há lá dentro. Então, puxe a haste do coletor, segure sua base e continue puxando para baixo para quebrar a sucção e conseguir tirá-lo. Uma vez que ele deslizou para fora, despeje o sangue diretamente no vaso sanitário, enxague na pia e coloque-o de volta.

No que diz respeito à manutenção do seu copo, há boas notícias: você já tem tudo o que precisa para mantê-lo limpo e higienizado.

“Certifique-se de que o coletor esteja completamente limpo com água e sabão neutro pelo menos uma vez por dia durante seu período”, orienta Parapurath. “Limpe completamente o sabão do copo antes de reinserir e não se esqueça de secar completamente o copo menstrual antes de guardá-lo para o próximo uso.”

Outras coisas importantes a serem consideradas: verifique com seu médico se você tem um DIU ou um histórico de síndrome de choque tóxico, de acordo com a Clínica Mayo.

Coletor menstrual

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também MULHER

Policiais da 88ª CIPM realizam o sonho de um garoto da zona rural de Alcobaça

Policiais da 88ª CIPM realizam o sonho de um garoto da zona rural de Alcobaça

Suzano emite nota sobre denúncia do deputado Robinho

Suzano emite nota sobre denúncia do deputado Robinho

Velejadores do Cruzeiro Costa Leste visitam Caravelas pela segunda vez

Velejadores do Cruzeiro Costa Leste visitam Caravelas pela segunda vez

Três pessoas da mesma família morreram e outras duas ficaram feridas na BR 101, na Bahia

Três pessoas da mesma família morreram e outras duas ficaram feridas na BR 101, na Bahia

Últimas publicações