Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 06/02/2019 às 20h13min

Como fazer a barba sem irritar a pele

Ficar com a pele irritada após fazer a barba é algo comum. Veja como evitar esse problema.
compartilha nas redes sociais:
Arthur Gabor

Fazer a barba: uma ação muito corriqueira na vida de todos os homens. Alguns precisam fazer com maior frequência e tiram os pelos do rosto quase que diariamente, outros podem ficar um período maior por possuirem uma barba um pouco mais rala.

Loção pós-barba é uma solução simples e muito efetiva para a irritação na pele após o barbear

Muitas pessoas dizem que a barba é como se fosse maquiagem para os homens: esconde algumas imperfeições e deixa a o homem mais bonito. Talvez por isso esteja tão na moda e é cada vez menos comum ver homens aparando a barba por completo.

Um ícone de beleza que está se tornando cada vez mais comum nos rostos dos homens não é adorodado por todos. Alguns ainda óptam por tirar e manter o rosto lisinho. Mas aí mora um grande problema, assim como cuidar da barba, cuidar de um rosto lisinho não é tarefa das mais simples. Muitas vezes ao fazer a barba a pele fica extremamente irritada, criando algumas bolinhas vermelhas, pelos encravados, coceira e outros problemas. Veja agora algumas dicas para você fazer sua barba sem irritar a pele do rosto:


Antes

Muita gente não dá tanta importância para essa fase do processo, porém ela é muito importante. Abrir bem os poros, amolecer os pelos é essencial para um barbear preciso e com menos irritação. Para isso algumas coisas são fundamentais: molhar a barba (preferencialmente com água morna), passar uma toalha umedecida com água quente e um bom creme de barbear.

Fazer esfoliação, passar creme emoliente e se barbear durante ou logo após o banho ajudam a amolecer a barba e abrir os poros, facilitando muito o barbear e diminuindo a probabilidade de irritação.

imagem

um bom creme de barbear irá garantir um melhor deslizar da lâmina e manterá seus pelos em posição 

ideal para corte. Evitando irritações na pele - FOTO: iStock


Durante

Escolha uma boa lâmina de barbear e confira se ela já não está muito desgastada. O ideal é comprar lâmina de barbear não descartável e trocar apenas o cartucho a cada três processos de barbear. Lembre-se sempre de molhar a lâmina com água quente e passá-la no sentido do crescimento dos pelos, especialmente na primeira passada (em cada região da face o pelo cresce para um sentido, preste atenção nisso). Outro detalhe bastante importante é não pressionar a lâmina contra seu rosto, apenas deixe-a deslizar suavemente.

Passar a lâmina contra o sentido do pelo é a maior causa de inflamação e irritação, especialmente na região do pescoço e queixo. Isso porque, apesar de garantir um barbear mais rente, você corta o cabelo que está logo abaixo da pele, fazendo com que ele cresça de maneira errada (sem sair pelo poro), podendo causar inflamação e infecção.

imagem

Ao tirar sua barba você não está cortando apenas pelo, mas também finas camadas de pele, portanto escolha uma lâmina boa para evitar cortes e irritações - FOTO: iStock


Depois

Ao terminar, lave o rosto com água fria para fechar bem os poros. Passar um pós-barba também é crucial. Passe a loção fazendo leves movimentos circulares e massageando seu rosto. As opções são as mais diversas, procure um que mais te agrade, tanto no quesito cheiro (ou sem odor) quanto na parte de hidratação, cicatrização e diminuição da coceira. Se tiver alguma dúvida procure um dermatologista.

Muitas pessoas gostam de passar algum anti-séptico natural - como um óleo da Árvore do Chá - logo após o barbear. É uma boa opção para ajudar a fechar os poros, evitar manchas e limpar a pele. Porém, lembre-se sempre que isso não substitui o pós-barba.

Evitar irritação Barba Pele irritada

Veja também HOMEM

Chacal é alvejado dentro de clube social em Pedro Canário-ES e morre ao dar entrada no hospital

Chacal é alvejado dentro de clube social em Pedro Canário-ES e morre ao dar entrada no hospital

Vídeo - Tiros em Bar deixa dois baleados no Monte Castelo

Vídeo - Tiros em Bar deixa dois baleados no Monte Castelo

Jovem é assassinado após briga em Luau na cidade de Mucuri

Jovem é assassinado após briga em Luau na cidade de Mucuri

Jovem estrela da natação japonesa é diagnosticada com leucemia

Jovem estrela da natação japonesa é diagnosticada com leucemia

Últimas publicações