Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 17/03/2019 às 11h21min

Como as opções de roupas íntimas masculinas podem afetar a saúde do esperma

compartilha nas redes sociais:
Gilvan Alves

Se a roupa íntima masculina pode ou não afetar a fertilidade é uma questão que os pesquisadores vêm estudando desde os anos 90. A ideia de que roupas íntimas podem prejudicar sua fertilidade soa como um mito da fertilidade ou um conto de esposas de idade. Surpreendentemente, porém, essa é uma preocupação legítima.

Aqui está uma resposta rápida: Sim, roupas íntimas mais apertadas podem reduzir a contagem de espermatozoides. Dito isso, é improvável reduzir a saúde do esperma o suficiente para causar infertilidade. Em homens saudáveis e férteis, mesmo quando os resumos reduziram a contagem de espermatozoides, as medições vitais da saúde do esperma ainda estavam na faixa normal.

Para os homens que já têm baixa fertilidade, ou para os homens no limiar da contagem normal de espermatozoides, mudar de cueca para boxeadores pode ser útil, mas o quão útil pode ser é desconhecido.

Por que a roupa interior mais apertada prejudica a saúde do esperma?

A preocupação com roupas íntimas apertadas em homens é tudo sobre calor.

Os espermatozoides são sensíveis ao aumento da temperatura. Na verdade, eles são tão sensíveis ao calor que o calor do próprio corpo é um problema. Você já se perguntou por que os testículos ficam do lado de fora do corpo? Considerando a importância dos testículos para a reprodução da espécie, posicioná-los em posição vulnerável parece arriscado do ponto de vista evolutivo.

Os testículos são mantidos frouxamente pelo escroto para manter os espermatozóides afastados de uma fonte de calor – sua própria temperatura central.

A temperatura média do escroto é entre 2,5 e 3 graus Celsius mais fria que a temperatura do corpo. Enquanto a temperatura média do corpo humano (quando não está doente) é de 37 graus Celsius, a produção de espermatozoides é mais ideal em torno de 34.  

Pesquisas descobriram que mesmo mudanças na temperatura ambiente podem afetar o movimento dos espermatozoides. Sabemos também que a doença prolongada com febre alta pode prejudicar a saúde dos espermatozoides nos homens. 

O que a roupa de baixo tem a ver com tudo isso? Como o escroto intencionalmente mantém os testículos soltos e afastados do corpo, faz sentido imaginar o que aconteceria se os testículos estivessem muito próximos do corpo – o que acontece quando um homem usa roupas íntimas apertadas.

O que diz a pesquisa

Uma série de estudos investigou se as escolhas de roupas íntimas do homem afetam a contagem de espermatozóides e a saúde.

Um estudo incluiu 656 parceiros do sexo masculino de casais que procuravam ajuda em uma clínica de fertilidade . Pesquisadores pedem aos homens que compartilhem o estilo de roupa íntima que usavam. O sêmen foi avaliado, assim como os níveis séricos de FSH. Nos homens, o FSH é um hormônio que desencadeia a produção de espermatozoides.

A pesquisa constatou que os homens que relataram usar pugilistas, em primeiro lugar, tinham uma concentração de espermatozoides 25% maior do que os homens que disseram não usar boxeadores.

A concentração de espermatozoides é a quantidade de espermatozoides encontrada em uma determinada medida de fluido seminal.

Os pesquisadores também descobriram que os níveis de FSH foram maiores nos homens com menor contagem e concentração de espermatozoides. Isso pode ser porque o corpo estava reagindo à contagem de espermatozoides inferior, aumentando os níveis de FSH, em um esforço para aumentar a produção de espermatozoides.

Este estudo, embora interessante e importante, ainda não responde à pergunta que a maioria dos casais quer saber, qual é a seguinte: sua calcinha pode reduzir a fertilidade o suficiente para causar problemas de fertilidade?

Um estudo separado 501 casais que estavam tentando engravidar. Ao contrário do estudo descrito acima, esses casais não estavam tendo problemas de fertilidade. Eles estavam apenas começando a tentar engravidar. Os pesquisadores analisam o impacto que a escolha da roupa de baixo (comparando boxers, cuecas e cuecas-boxer) pode ter sobre quanto tempo levou para um casal engravidar e sobre as chances de sofrer infertilidade. Este estudo também analisou se a mudança de escolha de roupas íntimas teve um efeito positivo sobre a saúde do sêmen.

O estudo não encontrou diferenças significativas na saúde do sêmen com base na escolha de roupas íntimas, e a escolha da roupa de baixo não impactou quanto tempo levou para engravidar os casais nem com que freqüência os casais experimentaram infertilidade.  

Ao olhar para a população em geral (não para os casais que já são vistos em uma clínica de fertilidade), as escolhas de roupas íntimas masculinas não levam os casais a demorar mais para engravidar.

Uma palavra de Verywell

Enquanto alguns estudos descobriram que a escolha da roupa interior pode afetar a saúde do esperma, nem todos os estudos encontraram impacto. Se os resumos afetam negativamente a saúde do esperma, isso pode ser mais pronunciado em homens que já estão experimentando problemas de fertilidade.

Se você não tem um problema conhecido de fertilidade, provavelmente não precisa se preocupar com qual roupa de baixo escolher. No entanto, se você já tem dificuldades de fertilidade, pode valer a pena mudar para pugilistas – ou pelo menos mudar para pugilistas ou sem roupa íntima à noite. 

A troca de roupas íntimas, no entanto, não resolve um problema de fertilidade. Se você ama suas cuecas, não se sinta culpado por continuar a usá-las.

Roupa íntima masculina Saúde Esperma

Veja também HOMEM

Cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e São Paulo entra na reta final

Cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e São Paulo entra na reta final

Operação Cronos 2 já prendeu 199 suspeitos de homicídio e feminicídio

Operação Cronos 2 já prendeu 199 suspeitos de homicídio e feminicídio

Morador de Itanhém morre atingido com tiro da própria arma

Morador de Itanhém morre atingido com tiro da própria arma

Jovem é golpeado com facão em briga de bar em Teixeira de Freitas

Jovem é golpeado com facão em briga de bar em Teixeira de Freitas

Últimas publicações