Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 29/05/2019 às 13h57min

6 dicas para se preparar até o ENEM

Os passos para planejar a rotina de estudos.
compartilha nas redes sociais:
Adriana Fernandes

Um total de 6.384.957 de estudantes se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019. E faltando pouco mais que cinco meses para o primeiro dia da prova, muitos participantes intensificam a rotina de estudos. Por outro lado, alguns inscritos pretendem começar agora a se preparar para os dois finais de semana de prova - aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. De acordo com os professores do cursinho online ProEnem - que já ajudou mais de 1 milhão de estudantes - seguindo algumas dicas é possível se preparar para as 180 questões e o grande desafio da prova: a redação. Confira: 

Saiba onde está se metendo - Antes de fazer a prova é preciso conhecer a estrutura do ENEM. Vale pesquisar e olhar os exemplos de anos anteriores para se familiarizar com o estilo das questões. É importante lembrar que o ENEM exige o domínio em 5 áreas do conhecimento: Linguagem, Ciências Humanas, Ciência da Natureza, Matemática e Redação. Uma dica dos professores do ProEnem para a hora da prova é construir uma estratégia de resolução baseada no curso que o candidato escolheu - separando mais tempo para as questões das áreas de interesse.

Tenha o melhor plano de estudo que existe: o seu - Na internet existem diversos planos de estudo que podem servir de inspiração para os candidatos, no entanto, não existe planejamento perfeito. O ideal é que cada estudante formate um plano de estudos particular baseado na rotina, no curso pretendido e, sobretudo, nas matérias que domina ou que têm mais dificuldades. O melhor plano de estudo é aquele que seja viável e que possa ser executado. A dica é: comece por uma meta razoável e que o mantenha motivado, mas não esqueça de aumentar a meta à medida que os estudos deem resultado.

Busque apoio. Sério! - Siga canais, videoaulas, perfis de pessoas que já conseguiram a vaga ou que também estão estudando. A motivação inicial para estudar tende a diminuir ao passar do tempo e, inevitavelmente, haverá momentos de desânimo. O ProEnem realiza videoaulas gratuitas no canal do YouTube e que podem ajudar a manter o foco nos estudos até o final. O mais importante é ficar cercado de bons exemplos em todas as redes sociais e criar um clima positivo.

Explique termoquímica para sua mãe - Não existe um jeito certo de estudar, mas é preciso encontrar o mais efetivo para cada aluno. É importante ter um método de estudo, organizado por dias da semana e por horário - para não ficar massante. Outra dica é perceber como o conteúdo se fixa melhor na memória, alguns trabalham melhor com resumo, outros com mapa mental, leitura em voz alta ou explicando a matéria para outras pessoas - valem os amigos, vizinhos e até a mãe.

Leve os simulados a sério - Se feche no quarto, ligue o cronômetro e faça os simulados ou as provas de anos anteriores como se valessem nota de verdade. Os professores do ProEnem indicam que até o lanche que cada estudante deve levar para a prova deve ser igual. Os simulados são importantes para que o aluno crie uma estratégia de prova. As provas também ajudam a identificar aquelas matérias que merecem atenção especial, afinal, ainda restam 6 meses.

A redação é importante mesmo - Um dos maiores desafios do ENEM é a redação. Muitos estudantes buscam fórmulas mágicas para uma Redação Nota 1000. Mágica não existe, mas técnica eficiente, sim. No ProEnem, dois candidatos chegaram à nota máxima praticando o passo a passo de acordo com a correção da banca. Então, a boa notícia é que a escrita é uma ferramenta que pode ser aprimorada. Por isso, até novembro vale a pena buscar aulas de redação e fazer muitos exercícios de escrita. Apesar da gramática ser pouco cobrada nas questões objetivas, ela é fundamental para um bom texto. Ah! E não se esqueça: título é facultativo. Se você o emprega, isso não aumenta sua nota, mas se você usa errado, pode diminuí-la. Portanto, usar título pra quê, não é mesmo

Preparação para o enem

Veja também EDUCAçãO

Capturado 'Ás de Copas' do Baralho do Crime

Capturado 'Ás de Copas' do Baralho do Crime

Acidente de moto mata mulher na BA 284 no interior de Itamaraju

Acidente de moto mata mulher na BA 284 no interior de Itamaraju

Cenas fortes- Vídeo mostra homem sendo eletrocutado em rede elétrica

Cenas fortes- Vídeo mostra homem sendo eletrocutado em rede elétrica

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, Suzano realiza plantio de mudas do Projeto Nascentes do Mucuri

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, Suzano realiza plantio de mudas do Projeto Nascentes do Mucuri

Últimas publicações