Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 07/03/2019 às 15h20min

10 razões pelas quais a meditação pode torná-lo um homem melhor

Veja porque a meditação pode torná-lo um homem melhor através de técnicas simples.
compartilha nas redes sociais:
Nathalia Marques

A ideia de parar, respirar fundo, acalmar a mente e afastar as distrações pode soar absurda diante das nossas rotinas diárias – afinal, "tempo é dinheiro". Contudo, os benefícios da prática de esvaziar a mentem, isto é, meditar, podem fazer cada minuto investido valer a pena, principalmente em pessoas que sofrem com as pressões diárias e são ansiosas. 

Não é preciso ser monge ou iogue para aproveitar os benefícios da meditação

Antes de explicar um pouco mais sobre a prática da meditação, é importante compreender que ela nada tem a ver com religião. Na verdade, há quem defina a meditação de forma bem simples, como, por exemplo, uma maneira de "esvaziar a mente", como dissemos acima. Isso significa que, a partir de determinadas técnicas, como aprender a controlar a respiração e os pensamentos, você consiga se autoconhecer melhor evitando inclusive que pensamentos ruins prejudiquem o seu bem-estar e o equilíbrio da mente. 

Os benefícios da meditação podem fazer cada minuto investido diariamente na prática valer a pena

E saiba que não é preciso ser monge ou iogue para aproveitar os benefícios da meditação. Basta ficar numa posição confortável, sentado ou deitado, e com a coluna ereta, sem cruzar pernas e braços. De olhos abertos, você começa a inspirar lenta e profundamente pelo nariz, e expirar pela boca por três vezes. Tente, por cinco minutos, observar o que acontece em sua mente sem se ater a nenhum pensamento. Depois abra os olhos e torne a respirar profundamente por três vezes. Esse ritual, quanto aplicado diariamente, pode melhorar a ansiedade e autoestima de alguém em até 77%.

Se você ainda não está convencido de que a meditação faz, sim, muito bem a sua saúde, veja alguns outros benefícios da prática, já provados pela ciência, e comece hoje mesmo a meditar para se tornar um homem melhor. O que me diz?


1 – REDUZ A DOR

De acordo com estudo publicado no periódico Journal of Neuroscience, em 2011, uma sessão de 1h30 de meditação pode diminuir pela metade a sensação de dor. Os participantes da pesquisa foram submetidos a um teste de dor antes e outro depois de meditar – e o efeito analgésico foi observado por meio de ressonância magnética; Outra pesquisa, divulgada em 2010 pela revista Pain, revelou que pessoas que meditam regularmente não se incomodam tanto com dores. Aparentemente, o fato de conseguirem focar no momento presente faz com que não antecipem tanto a dor, reduzindo seu impacto emocional.

imagem

1 – REDUZ A DOR


2 – MELHORA A VIDA SEXUAL

Aprender a manter o foco (uma das habilidades desenvolvidas pela meditação) pode tornar as experiências sexuais mais prazerosas: de acordo com estudo publicado em 2011 pela revista Psychosomatic Medicine, o foco ajuda a afastar pensamentos que distraem na hora H e, assim, leva a pessoa a aproveitar o momento.

2 – MELHORA A VIDA SEXUAL


3 – PODE MELHORAR O RENDIMENTO NOS ESTUDOS

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Santa Barbara, demonstraram que estudantes universitários que foram treinados em atenção plena apresentam melhor desempenho na seção de raciocínio verbal nos exames (GRE), e também sentem melhorias em sua memória de trabalho. 

3 – PODE MELHORAR O RENDIMENTO NOS ESTUDOS


4 – PROVOCA MUDANÇAS NO CÉREBRO COMO FORMA DE PROTEÇÃO

Pesquisadores da Universidade do Oregon descobriram que o treinamento em integração corpo-mente – que é uma técnica de meditação – pode resultar em mudanças no cérebro que são capazes de proteger contra a doença mental. A prática de meditação foi relacionada com conexões de sinalização aumentadas no cérebro bem como um aumento no tecido de proteção aumentada (mielina) em torno dos axônios na região do cingular anterior do cérebro.

4 – PROVOCA MUDANÇAS NO CÉREBRO COMO FORMA DE PROTEÇÃO


5 – FUNCIONA COMO O “BOTÃO DE VOLUME” DO CÉREBRO

Já se perguntou por que a meditação pode fazer você se sentir mais focado? É porque ajuda o cérebro a ter um melhor controle sobre o processamento da dor e das emoções, especificamente por meio do controle de ritmos alfa corticais (que desempenham um papel sobre a quais sentidos físicos as nossas mentes estarão atentas).

5 – FUNCIONA COMO O “BOTÃO DE VOLUME” DO CÉREBRO


6 – NOS AJUDA MESMO QUANDO NÃO ESTAMOS PRATICANDO FORMALMENTE

Você não precisa estar meditando para que a prática possa beneficiar o processamento emocional do seu cérebro. Essa é a conclusão de um estudo publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience, de 2009, mostrando que a resposta da região cerebral da amígdala ao estímulo emocional é alterada por meio da meditação, e este efeito ocorre mesmo quando uma pessoa não está ativamente meditando.

6 – NOS AJUDA MESMO QUANDO NÃO ESTAMOS PRATICANDO FORMALMENTE


7 – AJUDA A REDUZIR O ESTRESSE

Quando começamos a meditar, reduzimos nosso a velocidade do metabolismo físico e vamos restabelecendo o equilíbrio do corpo inteiro. Do contrário, nossa mente fica ocupada o tempo todo com trânsito, ruídos, filhos, contas a pagar etc. E essa mente mal treinada cria sinapses neuroeletroquímicas [comunicação entre as células nervosas] o tempo inteiro e isso causa um desgaste de energia grande no corpo, provocando o estresse. Tudo isso atua negativamente em vários sistemas como o nervoso, cardiovascular, respiratório e gástrico, por exemplo. 

7 – AJUDA A REDUZIR O ESTRESSE


8 – PODE AJUDAR NA PERDA DE PESO

Tentando perder alguns quilos para chegar a um peso saudável? A meditação pode ser de grande ajuda, de acordo com uma pesquisa realizada com psicólogos pela Consumer Reports e pela Associação Americana de Psicologia. O treinamento em atenção plena foi considerado uma estratégia “excelente” ou “boa” para perda de peso, por sete dos dez psicólogos envolvidos na pesquisa.

8 – PODE AJUDAR NA PERDA DE PESO


9 – MEDITAR VAI TE AJUDAR A DORMIR MELHOR 

Para os ansiosos, que tem dificuldades em cair no sono, meditar antes de deitar pode ser um bom remédio. Você pode até meditar na própria cama, sentado ou deitado, desde que pratique as técnicas de meditação para, aos poucos, para tranquilizar a mente e consequentemente relaxar o corpo.

9 – TE AJUDA A DORMIR MELHOR


10 – FORTALECE SEU CÉREBRO

Até aqui, falamos sobre benefícios para a mente. Será que a meditação pode provocar alterações físicas no cérebro? Em pesquisa publicada no periódico Frontiers in Human Neuroscience em março de 2012, os participantes que praticavam meditação há anos apresentavam mais “dobras” em seu córtex cerebral – e, como consequência, eram capazes de processar informações com maior facilidade.

10 – FORTALECE SEU CÉREBRO

Homem melhor Meditação Técnicas simples

Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também HOMEM

Bolsonaro manda suspender uso de radares nas rodovias federais

Bolsonaro manda suspender uso de radares nas rodovias federais

Um morto e 11 feridos em acidente entre ônibus e dois caminhões baú na BR 101

Um morto e 11 feridos em acidente entre ônibus e dois caminhões baú na BR 101

Mototaxi é preso acusado de estuprar e manter companheira em cárcere privado

Mototaxi é preso acusado de estuprar e manter companheira em cárcere privado

Suspeito de tráfico é preso pela polícia em Posto da Mata

Suspeito de tráfico é preso pela polícia em Posto da Mata

Últimas publicações