O município de Caravelas, no Sul da Bahia, recebeu entre os dias 22 e 23 de fevereiro, a Arena Suzano nas Comunidades, evento que movimentou mais de 4 mil pessoas e transformou a Praia do Grauçá num vibrante espaço de lazer, esporte e entretenimento gratuito para moradores e turistas. O projeto foi uma iniciativa da Suzano com apoio da Prefeitura de Caravelas.
As competições esportivas incluíram vôlei, hand beach, futevôlei e disputas acirradas de beach tênis e beach soccer. O espaço contou também com tendas para saúde, recreação, palco para aulas de alongamento, zumba, além de apresentações culturais e música ao vivo.
O prefeito de Caravelas, Doutor Adauto, aprovou a estrutura e organização do evento. "Quero agradecer a Suzano por essa parceria, que trouxe entretenimento para o povo de Caravelas, mostrando a sua preocupação social com as comunidades onde opera. A Prefeitura está aqui para abraçar todos esses projetos que venham trazer diversão e entretenimento para o nosso povo', disse.
Na parte cultural, o evento recebeu no sábado a atração tradicional de Caravelas, a Escola de Samba Irmãos Portela, que levou o clima de carnaval para o público. Já no domingo, teve grande show com a banda Axé das Antigas, que colocou todo mundo para dançar ao som dos maiores sucessos da música baiana.
Houve ainda a participação do mascote Mimmo, brincadeiras para crianças com a Companhia de Teatro TEMAT, e feirinha sustentável das Mulheres Empreendedoras da Barra de Caravelas, projeto apoiado pela Prefeitura de Caravelas. A feirinha trouxe bastante movimento, tanto de pessoas quanto da economia, onde foram vendidos artesanatos, lanches, acessórios, souvenirs e até confecção de tererê (tranças no cabelo com linhas coloridas e enfeites).
Projetos apoiados
O evento contou também com a participação de projetos apoiados pela Suzano na região, como a Filarmônica Lira Imaculada Conceição (FLIC), instituição que possibilita a inclusão social de crianças e jovens, por meio do ensino gratuito de música instrumental. A instituição levou ao evento a apresentação de 15 alunos do Projeto Somar, uma iniciativa que é integralmente financiada pela Suzano por meio de edital de incentivo.
"A Filarmônica Lira Imaculada Conceição é uma instituição que existe na comunidade da Barra de Caravelas desde 1936 e foi revitalizada no ano de 2000. Desde 2012 nós somos contemplados com diversos editais da Suzano, que possibilitam a permanência e crescimento das atividades da instituição. Através dos editais, conseguimos comprar novos instrumentos, aumentar a estrutura da nossa sede e fortalecer o ensino de música e o trabalho social junto à comunidade", ressalta a representante da instituição, Vanessa Santana Santos.
Já o projeto Capoeira Liberdade, que existe há cerca de 30 anos na região, levou ao evento a apresentação dos jovens atendidos, com roda de capoeira e muita música ao som dos berimbaus. O projeto tem sede em Alcobaça e também é apoiado pela Suzano por meio de edital de projetos.
Para o coordenador de Comunicação e Marca da Suzano, Evandro Boltazar, o evento é uma oportunidade de aproximar a companhia da comunidade. "Nós ficamos muito felizes e orgulhosos de perceber que a comunidade abraça este projeto e reconhece a importância dele para o desenvolvimento da região. A Arena é uma oportunidade para que outras pessoas possam conhecer todas as belezas e tudo o que torna essa região única. Então, como profissional, colaborador da Suzano e pessoa que escolheu a Bahia como lar, eu fico muito orgulhoso de ver que de fato a companhia está gerando e compartilhando valor para essa região, para o Estado e para as pessoas", completa Evandro.