O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, Sandro Régis (DEM), cobrou, em publicação realizada no Twitter na noite desta quinta-feira (3), que o governo do estado também apresente uma solução quanto à compra de 300 respiradores junto à empresa Hempcare, via Consórcio Nordeste, após anunciar que receberá de volta os recursos pagos antecipadamente em outra operação para a aquisição destes equipamentos junto à empresa norte-americana Ocean 26 Inc.
“O governo do estado conseguiu a devolução do dinheiro pago antecipado por respiradores junto à empresa norte-americana Ocean 26 Inc. Mas a sociedade baiana aguarda mesmo é a devolução dos R$ 49 milhões que foram pagos à Hempcare, por meio do Consórcio Nordeste”, escreveu Régis, na rede social.
Régis ainda citou que o caso da compra junto à Hempcare deve completar dois anos e, “segundo investigações sobre o caso, metade do valor pago foi destinada a propina para agentes públicos que participaram da negociação”.
CPI
O deputado estadual Capitão Alden (PSL), por nota, também se manifestou sobre o caso e disse que uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) cujo pedido de abertura foi apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia tem motivos para acontecer. Alden afirma que o fato de os recursos serem devolvidos não impede a investigação, pois ficaria comprovada “a irresponsabilidade na contratação desses respiradores”.