A princípio, não existem evidências científicas que comprovem uma relação direta entre o uso de anticoncepcionais e ganho de gordura corporal. No geral, os anticoncepcionais inibem a produção de testosterona, o hormônio masculino.
A testosterona cumpre um papel importante na hipertrofia dos músculos, fazendo-os crescer. Este hormônio também promove a retenção do nitrogênio nos tecidos, que é usado para a síntese de proteínas, além de prevenir o catabolismo, a fase do metabolismo que causa a perda da massa magra.
Ao baixar o nível de testosterona, as mulheres que fazem uso de anticoncepcionais podem ter dificuldade para perder gordura e para ganhar massa muscular. Agora entenda: isso não quer dizer que eles façam engordar. De forma mais comum, o que ocorre com as mulheres que usam anticoncepcionais é que elas retêm mais líquido, ficando mais inchadas. Por isso, o ideal é aumentar a prática de atividades aeróbicas, investir na hidratação e, se possível, fazer drenagens para retirar o inchaço do organismo.