As vezes sentimos desconforto até mesmo dor, que não sabemos como ela começou hoje vamos falar sobre está dores .
O paciente com cervicalgia costuma adquirir uma atitude de defesa e rigidez dos movimentos, ocorre também uma alteração na mobilidade do pescoço e a dor durante a palpação da musculatura do pescoço podendo também abranger a região do ombro e nos casos mais graves ou prolongados irradiando para todo o membro superior.
A cervicalgia pode ser decorrente de desordem mecânica, fatores posturais e ergonômicos ou do excesso de sobrecarga dos membros superiores. A dor cervical resulta em perda na produtividade importante em certas ocupações e a maior predisposição de lesão associa-se a certos tipos de atividades e à idade.
Segundo Dr. Leonardo Felipe Especialista em Coluna e Dor, A cervicobraquialgia, por sua vez, caracteriza-se por dor cervical com irradiação para membro superior, normalmente devido à compressão da raiz nervosa proveniente da região cervical sub-axial.
Muito confundida com lombalgia, a lombociatalgia é um processo doloroso que acomete a região lombar, irradiando a dor para os membros inferiores por meio do trajeto percorrido pelo nervo ciático.
A dor lombar é uma das queixas mais comuns da atualidade, além de uma frequente causa de incapacitação funcional 1.
Existem diversas causas possíveis para o problema, que vão desde doenças infecciosas ou metabólicas, a tumores, traumas, sobrecarga dos ligamentos da coluna, desgaste excessivo dos discos intervertebrais, defeitos congênitos e lesões por prática esportiva.
A lombociatalgia é a dor produzida pelo estreitamento do canal vertebral da região lombar. Seu diagnóstico é bastante desafiador, já que sua sintomatologia é semelhante a de outras patologias como hérnia de disco, síndrome piriforme e artrose discal.
O quadro é popularmente conhecido como “dor no ciático”, devido à compressão desse grande nervo, o que explica também o irradiar da dor, uma das principais características do distúrbio. Quando a coluna vertebral (cervical, dorsal ou lombar) é tensionada ou sofre espasmos musculares, os músculos e ligamentos podem ficar travar. A coluna travada é queixa comum em consultórios de dor1.
A coluna pode ficar com sensação de travamento, visto que a coluna vertebral é uma haste óssea, firme e flexível formada por várias estruturas sobrepostas denominadas de vértebras. Cada vértebra une-se por meio de discos intervertebrais, uma estrutura fibrocartilaginosa. Além disso, a coluna vertebral é sustentada pela presença de ligamentos e músculos resistentes.
Dr Leonardo Felipe - Formação Internacional em Reabilitação de Coluna e Dor- Quiropraxia- Osteopatia- pilates
Atendimento e avaliação - Center Fisio. Clinica da Coluna e Dor. Av. Brasil nº 149, de segunda a sexta-feira, das 08 às 20 horas e aos sábados de 08 ao meio dia. Tel. (73) 99936-2928.