Foto Ilustrativa
Produtores rurais de todo o extremo sul da Bahia fará uma manifestação apartir das 7 horas da manhã desta quarta feira, 22 de fevereiro, em frente ao Posto Serral em Itamaraju. A BR 101 será fechada nos dois sentidos.
Segundo Carlos Brito, proprietário da empresa Café Rural Agronegócios, a manifestação é um protesto dos produtores rurais contra a atitude do governo que autorizou a importação do café Conilon anunciada pelo ministro da agricultura Blairo Maggi.
Os produtores entendem que a importação do café Conilon vai trazer sérios prejuízos aos produtores que lutam com dificuldade para manter os altos custos da produção, e essa atitude do governo só vai prejudicar ainda mais os cafeicultores brasileiros.
O movimento conta com o apoio dos sindicatos rurais, secretarias municipais de agricultura, CDLs, e empresários das cidades de Itamaraju, Itabela, Prado, Jucuruçu, Teixeira de Freitas, Eunápolis e Guaratinga. Carlos explicou que várias manifestações estão programadas pelo país. Os produtores de vários estados vão fechar as BRs para tentar sensibilizar o governo para a causa dos cafeicultores.
Em reunião na tarde desta terça feira, em Itamaraju, ficaram acertados os últimos detalhes da manifestação. Ofícios foram encaminhados á PRF e Polícia Militar para dar apoio ao movimento. Carlos explicou que depois de um certo período fechamento da BR, a pista será liberada de 10 3m 10 minutos de um lado da via. A manifestação não tem hora para acabar.